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O WhatsApp já ultrapassou as barreiras do pessoal e hoje é uma grande ferramenta no mundo dos negócios por facilitar a comunicação com o público e por um custo baixo. Por isso, muitas clínicas e consultórios estão usando o aplicativo para conquistar cada vez mais pacientes. Mas como utilizar o WhatsApp para fidelizar seus pacientes?

A lealdade de um cliente é muito relevante nesse setor, considerando que há muitos profissionais atuando e atrair pacientes novos, demanda mais tempo, esforço e investimento. Assim, fazer com que alguém passe a procurar por você em um primeiro momento é sempre a melhor escolha.

Saber como utilizar o WhatsApp para fidelizar seus pacientes é o primeiro passo para garantir uma base de clientela. Quer saber quais estratégias podem ser executadas para obter bons resultados com relação a isso? Então continue a leitura e confira!

 

Por que fidelizar os pacientes?

Além de garantir um bom funcionamento da instituição, esse tipo de estratégia pode ajudar em outros aspectos, como a redução de custos. Fidelizar é muito mais barato do que atrair consumidores, por isso, é um passo importante para quem quer se manter no mercado.

Ainda, é uma boa oportunidade para melhorar a relação entre médico e paciente e realizar um acompanhamento eficiente, que será percebido pelos próprios clientes, aumentando a confiança em continuar com as consultas.

 

Qual o papel do WhatsApp para fidelização?

A princípio, o canal é um dos mais utilizados por todos os públicos. Por ser prático e oferecer agilidade a todos os usuários, é um bom meio para se adotar com fins comerciais, levando os pacientes a ficarem próximos da clínica ou consultório médico.

Assim, o atendimento pelo WhatsApp é interessante para criar um relacionamento com os consumidores por ter como foco os diálogos mais informais. Além disso, tem um custo baixo ou nulo aos profissionais, uma vez que é gratuito.

 


 

Como utilizar o WhatsApp para fidelizar pacientes?

Dito tudo isso, você deve querer saber como usar o WhatsApp para fidelizar. Separamos alguns recursos que podem ser usados nesse aplicativo. Confira nossas dicas a seguir:
 

Faça um SAC

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é muito importante para fidelizar. Deste modo, a partir dele que surgem vínculos, esclarecimento de dúvidas e construção de uma imagem confiante. No caso do WhatsApp, investir nesse tipo de serviço pode render bons frutos devido à facilidade e familiarização com a plataforma na hora de entrar em contato com a clínica.
 

Invista no pós-venda

No caso de pacientes, o pós-venda acontece depois de uma consulta concluída. A maioria dos estabelecimentos entra em contato apenas com a intenção de fechar novos negócios, mas para fidelizar é necessário ser e agir diferente, mostrando que se preocupa com as pessoas.

Use o aplicativo para mandar mensagens de tempos em tempos e aproveite para enviar parabéns pelo aniversário ou outras ocasiões especiais, como dia das mães, dos pais etc.  Assim, quando houver necessidade de realizar outro tratamento ou procedimento, essas atitudes serão lembradas e sua clínica ou consultório terá prioridade.
 

Seja objetivo

Ao contrário do e-mail, as pessoas esperam que as respostas no WhatsApp sejam dadas rapidamente e de forma direta. Por isso, não deixe os seus clientes esperando e verifique em um intervalo pré-definido para tirar dúvidas e evitar um tempo longo de retorno nas mensagens.
 

Compartilhe as novidades interessantes

Mais do que estabelecer uma comunicação sobre a experiência do paciente. É possível usá-lo para compartilhar novidades que interessem a cada um. Por exemplo, alguém que fez um tratamento com ácido hialurônico pode ficar interessado para saber sobre novos procedimentos que combinem com o que ela fez anteriormente.

Para não importunar com tantas mensagens, tire proveito do status para compartilhar fotos, vídeos e GIFs. Desse modo, apenas quem decidiu abrir e tem curiosidade em saber mais, entrará em contato com você. Nesse momento, é importante ficar atento às dicas dadas até aqui.

 

Além de focar na atração de novas receitas, é essencial saber como utilizar o WhatsApp para fidelizar seus pacientes, para manter o fluxo de caixa com quem já tem uma experiência positiva na sua clínica ou consultório. Deste modo, não deixe de colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo. Quer aprender mais sobre fidelização? Saiba como conquistar pacientes fiéis no Instagram também.

 

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