Hoje, a relação entre médico e paciente se inicia muito antes do encontro na consulta. Começa no momento em que ele identifica um problema de saúde e se dirige até a internet em busca de informações relevantes para entender qual é a melhor solução. Deste modo, muitos médicos estão conquistando novos pacientes para clínica médica com o marketing digital.
Esse é o grande aliado dos profissionais que usam ferramentas como sites, blogs e redes sociais, para divulgar sua imagem e se posicionar como autoridade na especialidade. Saber usá-lo levará o número de contatos que sua instituição precisa e manterá a agenda cheia todo o mês. Para isso, é preciso conhecer as principais ações para aplicar e você terá resultados surpreendentes. Confira cada uma a seguir!
Construa um site intuitivo
Não adianta ter um bom serviço ou ser referência em alguma modalidade se o seu público-alvo não sabe disso ou não consegue chegar até você. Por isso, é necessário ter um site enxuto com as informações mais importantes de forma clara e concisa.
As suas páginas na web devem oferecer a melhor experiência em poucos segundos e devem atender a expectativa do seu cliente acerca de como deve funcionar. Além disso, a navegação deve ser facilitada, com menu de itens claros, e deve ser responsivo, atendendo todos os dispositivos.
Faça marketing de conteúdo
O seu blog também deve oferecer uma boa usabilidade, mas não adianta ter isso sem produzir conteúdos de qualidade e interessantes para a sua audiência. Lembre-se que o foco são as questões das pessoas que desejam seus serviços, e não as dúvidas que você considera importantes.
Se a sua clínica publicar artigos utéis para os usuários, de forma a se posicionar como especialista dentro da área que atua, é grande a chance de conseguir captar mais pacientes que estão interessados no que você tem a oferecer.
Pense de forma analógica: quando um médico receita um remédio, dificilmente o paciente não comprará, pois foi recomendado por um profissional. Nesse caso, se você mostrar a importância de procurar ajuda e estreitar o relacionamento com os indivíduos na web, eles o procurarão.
Aumente o número de canais de aquisição
Não espere que todos liguem para sua clínica. O mundo evoluiu muito e as formas de se comunicar também, portanto, o marketing digital abre portas para você ir além da ligação telefônica e assim oferecer diversos canais de atendimento.
Use meios para agendamento online, como um chat online em seu site, Whatsapp, Telegram, Instagram, Facebook e o que for de mais relevante para seu público-alvo entrar em contato com facilidade. Além de ter um custo de aquisição menor, a experiência acaba sendo melhor.
Relacione-se
Após atrair os pacientes para sua base de contatos, relacionar-se é uma das etapas indispensáveis para conquistá-lo de vez. Nesse caso, crie confiança com eles para ter uma relação duradoura, o que ajuda a mantê-los por bastante tempo.
Filtre seus contatos, direcione informações para cada persona conforme seus estágios na jornada de compra do paciente e nunca deixe a relação esfriar, sempre nutrindo com materiais através do e-mail marketing, por exemplo.
Ofereça algo que as pessoas precisem
Nunca use o marketing digital para falar de si mesmo o tempo todo, pois isso é cansativo e não mantém os pacientes com você. Por isso, ofereça sempre algo conforme as necessidades, desejos e objeções da sua audiência.
Os conteúdos de qualidade são um exemplo, mas você pode ir além e usar a sua imaginação estratégica. Quando você faz isso, conquista naturalmente e, com certeza, aumenta a chance de tornar essas pessoas em pacientes fiéis.
Conquistar novos pacientes para clínica médica com o marketing digital é um trabalho constante e que demanda tempo e conhecimento. Por isso, busque por uma empresa especializada que te ajude durante esse processo.