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Investir em redes sociais para consultório médico é essencial nos dias atuais, pois uma estratégia bem executada nesses canais melhora a sua imagem, direciona para agendamentos de consulta e transforma seguidores em novos pacientes e/ou fideliza os que já são.

Para aproveitar todas essas oportunidades é preciso saber o que fazer e em que mídias criar uma presença online. Por isso, preparamos este artigo com várias informações, que ajudarão você a dar os primeiros passos nesse mundo digital de maneira certa e aumentar a sua agenda de consultas em seu consultório. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

 

Por que é importante as redes sociais para consultório médico?

Pesquisas recentes mostram que 92% dos usuários ativos nas redes sociais procuram por assuntos relacionados à saúde em geral, como sintomas, tratamentos e doenças. Isso significa que é uma ótima oportunidade para posicionar o seu consultório no meio digital.

Essas plataformas geram mais alcance para a imagem do consultório. Assim, por meio de estratégias, como o marketing de conteúdo, é possível se tornar referência na área ao passar credibilidade, segurança e confiança ao leitor com informações úteis.

Além disso, esses meios de comunicação permitem que você proporcione uma experiência mais rica e direta com os seus pacientes. Mediante as interações, é possível manter um bom relacionamento com eles, agradecendo pela escolha ou se desculpando por eventuais problemas. Aliás, esses canais são ótimos para resolver insatisfações e mostrar que seu consultório se importa com cada pessoa atendida.

 

O que fazer para ter uma agenda cheia no consultório médico?

Não basta apenas ter uma página nas redes para ser encontrado, se você não a atualiza com conteúdos interessantes, que prendam a atenção do seu público. As pessoas em geral buscam por conteúdos que lhes possam ser úteis e resolver um problema. O grande segredo por trás da criação de conteúdos é criar algo que vá solucionar um problema.

No entanto, outros fatores podem ajudar neste engajamento a fim de manter a agenda do consultório sempre cheia. Por isso, separamos algumas dicas para você começar de forma correta nessas mídias. Confira a seguir:
 

Humanize as suas publicações

Deixe os seus posts mais próximos dos seus pacientes por meio da humanização. Os termos médicos são complicados e impedem que os usuários compreendam o que você tem para oferecer. Assim, utilize uma linguagem mais fácil e popular em fotos e vídeos para que as pessoas entendam mais rápido e captem a mensagem de maneira efetiva.
 

Leve suas experiências para as redes sociais

A maioria das pessoas, se não todas, estão nas redes sociais para se distrair e ver informações sobre seus amigos, familiares ou conhecidos. Você pode utilizar suas experiências no consultório e na vida pessoal para atrair novos pacientes.

Por exemplo, se sua área de especialidade é a pediatria, poste dicas de emergências com crianças, pois há uma demanda grande de buscas sobre esse assunto. Desse modo, essas dicas podem ser sobre os casos que você mais atende ou que já vivenciou com os seus filhos. A partir disso, você se tornará referência e o seu consultório estará sempre com a agenda cheia.
 

Tenha um bom atendimento

Assim como no consultório físico, você precisa atender bem nas redes sociais para garantir um bom relacionamento com os seus pacientes. Sabendo disso, interaja com eles nos comentários, tire suas dúvidas, pergunte quais são suas necessidades e esteja sempre atento na sua caixa de mensagem. Tudo isso significa que você é um profissional atencioso e que se importa com as pessoas, dando-lhes atenção as suas necessidades e dúvidas.

 


 

Qual a melhor rede social para divulgar o consultório médico?

A resposta é: depende. Depende de onde o seu público está e o objetivo do negócio. Por exemplo, o Facebook é a maior rede social e é bem provável que, se os seus clientes usam internet, estão conectados neste ambiente. Essa é uma ótima plataforma para os consultórios que tem clientes de 35 a 65 anos e querem nutrir relacionamento a longo prazo.

Já o Instagram, que tem a maior TAXA DE ENGAJAMENTO que outras mídias, é ideal para quem tem personas com menos de 35 anos e procura por promover a marca por meio de conteúdos visualmente atraentes, especialmente as fotos e vídeos.

Outra opção é o Twitter, que é mais adequado para consultórios que querem se conectar diretamente com os seus pacientes e estão dispostos a compartilhar muitas informações diariamente com frequência, principalmente em tempo real.

Para os consultórios que desejam se relacionar com os pacientes de maneira mais direta e pessoal é possível usar o Whatsapp, embora não seja necessariamente uma redes social. Essa é uma alternativa que dificilmente sua clínica poderá ficar sem, pois praticamente todas as pessoas usam o Whatsapp hoje em dia para se comunicarem.

 
As redes sociais para consultório médico são muito importantes para manter uma constância no agendamento de consultas. Com a escolha certa dos canais e a prática de ações estratégicas, isso potencializa ainda mais os resultados. Não deixe de explorar sua presença nesse território da internet. Desse modo, contar com uma agência especializada em marketing médico, pode elevar o marketing do seu consultório médico a um outro nível, realizando ações que definitivamente geram resultados.

Ficou com alguma dúvida ou quer salientar algo? Deixe um comentário a baixo.

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