Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

O Marketing de Conteúdo é uma das táticas mais eficientes e com baixo custo. Por esses motivos, vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais de diversas áreas, inclusive da medicina. No Instagram, essa geração de conteúdo informativo para médicos é a mais aplicada e tem como objetivo aumentar o engajamento e a imagem do consultório do consultório para um público qualificado. Isso porque o público dá importância para esse tipo de publicação.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões para você, como profissional da saúde, conseguir destacar-se na sua especialidade por meio de alguns exemplos de posts e como estruturá-los. Entenda mais como garantir que a sua estratégia comece bem!

 

Por que os médicos precisam do Marketing de Conteúdo?

Hoje, a divulgação tradicional não tem mais o mesmo efeito sobre as pessoas. Nesse sentido, é preciso usar o Marketing de Conteúdo para anunciar os seus serviços de forma persuasiva, pois os pacientes 2.0 não querem ser atingidos por uma comunicação excessiva mostrando apenas como você é bom no que faz.

Os consumidores atuais buscam por informações o tempo todo para esclarecer sobre dúvidas relacionadas à saúde. Esta é a base para um médico fundamentar os seus conteúdos e levar relevância para os seus seguidores, e assim, conquistar novos clientes, ganhar autoridade etc.

 

Tipos de conteúdo informativo para médicos no Instagram

Há muitas maneiras de fazer conteúdo, e muitas plataformas para executar esse método de modo eficiente. Para guiar você, separamos alguns tipos de tópicos informativos que podem ser usados no Instagram para obter bons resultados. Veja:
 

Dúvidas comuns dos pacientes

Quais são os questionamentos mais frequentes no seu consultório ou clínica? Com certeza, muitas pessoas devem chegar até você com perguntas muito comuns que podem ser transformadas em postagens no seu canal.

É uma maneira de educar sobre os temas da sua especialidade e ainda ajudar quem não fez uma consulta para entender mais sobre o assunto. Por isso, invista em materiais como “Por que continuar tomando antibiótico, mesmo depois de sentir-se melhor?” ou “O que a tireoide pode causar se não for tratada?”.
 

Orientações essenciais para antes e depois da consulta

Antes de uma consulta, exame ou procedimento, existem algumas informações necessárias para serem repassadas e que são muito procuradas na Internet para entender mais sobre o funcionamento de tudo. Aproveite isso para produzir publicações de orientação no Instagram.

Por exemplo, se você faz cirurgias plásticas pode criar um conteúdo com dicas de “Como se preparar para a rinoplastia”, “O que acontece após a rinoplastia”, ou ainda “8 cuidados para evitar o surgimento de cicatrizes evidentes depois da rinoplastia”.
 

Esclarecimento de assuntos polêmicos

Na área da saúde, o que não falta são temas polêmicos. Muitos deles causam opiniões diferentes mesmo entre os médicos mais respeitados, e podem gerar confusões nos pacientes de qual o melhor a ser feito naquele momento.

Sempre que houver esses temas mais populares, não deixe de esclarecê-los e expor sua opinião. Faça isso por meio de materiais didáticos e persuasivos, mostrando referências confiáveis e outros embasamentos adequados.
 

Sugestões práticas para o dia a dia

Todo profissional da saúde pode fazer conteúdos sobre os benefícios de uma vida saudável. Não importa o ramo da especialização, sempre é possível pautar sobre a alimentação, sedentarismo e estilo equilibrado.

Esse tipo de informação é muito buscada, pois a sociedade moderna exige isso das pessoas. Por isso, mostrar boas práticas de como atingir esses objetivos sem radicalismo é uma ótima maneira de ser significativo e gerar resultados positivos para sua estratégia.

 


 

Como estruturar um conteúdo para o Instagram?

Mais do que aprender alguns tipos de conteúdo informativos, é preciso saber como estruturá-los no Instagram. Afinal, de nada vale ter um texto incrível se ele não estiver adequado ao canal e sua persona. Confira algumas formas de ter uma boa publicação:
 

Resposta às dúvidas do seguidor

Todas essas dicas tem algo em comum: responder os questionamentos dos seus seguidores. O algoritmo do Instagram é muito inteligente, por isso, os posts relevantes, como perguntas populares, são sempre levados em consideração na hora de analisar o que será mostrado no feed de cada usuário, o que aumenta o engajamento e visibilidade.
 

Foco na escaneabilidade do texto

Os internautas das redes sociais preferem ler coisas rápidas. Quando uma legenda está escaneável, sem blocos de parágrafos gigantes, ele identifica aquilo como uma leitura direta e vai até o fim. Dessa forma, faça tópicos de no máximo 3 linhas e com algumas palavras destacadas em caixa alta.
 

Definição da linguagem

Informar sobre um assunto que temos conhecimentos aprofundados é uma maneira de induzir a um vocabulário técnico, o qual as pessoas mais leigas, dificilmente, conseguem entender. Nesse sentido, demonstre autoridade no que for falado, mas procure simplificar a linguagem para as personas compreenderem facilmente o que você quer dizer.
 

Direcionamento do leitor

O conteúdo informativo para médicos devem gerar algum tipo de ação no seguidor, portanto, é essencial ter um CTA (chamada para ação) no final. Nesse caso, pergunte se o leitor tem alguma dúvida ou sugestão, peça para que marque amigos ou sugira conhecer mais sobre suas soluções.

A geração de conteúdo informativos para médicos no Instagram realmente pode fazer a diferença no trabalho de Marketing realizado. Não se trata apenas de obter novos clientes, mas de os educar melhor e fomentar como é importante cuidarem de sua saúde.

Gostou das dicas? Então veja como continuar usando o Instagram para cativar mais seus pacientes.

 

Deixe uma mensagem

:: Últimos posts

LGPD para clínicas de ortopedia
Adequação LGPD para clínicas de ortopedia
23 de outubro de 2020
médico particular precisa ter um site
Um médico particular precisa ter um site na internet
19 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de radiografia
Adequação LGPD para clínicas de radiografia
16 de outubro de 2020
site médico pode garantir a agenda cheia
Um site médico pode garantir a agenda cheia todo mês
12 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de estética
Adequação LGPD para clínicas de estética
9 de outubro de 2020

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Open chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.