Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Os profissionais da saúde no Instagram podem construir estratégias de marketing digital e se destacar entre os seus concorrentes por meio da visibilidade, autoridade e engajamento. As redes sociais são muito usadas em todo o mundo, e o Brasil está em 3º lugar dos países que mais acessam, passando em média 3 horas por dia, segundo estudos recentes.

Dentre todos os canais, o que mais vem crescendo é o Instagram, que se tornou uma grande ferramenta no marketing médico por ser flexível e prático. Tudo isso pode ser feito de forma rápida pelos dispositivos móveis, necessitando apenas de um planejamento. Diante dessa realidade, é interessante ficar por dentro desse universo para atrair, reter e fidelizar os pacientes.

Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura. Neste artigo, abordaremos a importância de estar presente nessa mídia, além de algumas dicas e cases de sucesso. Acompanhe!

 

Qual a importância dos profissionais da saúde estarem presente no Instagram?

Essa é uma rede massivamente usada, por isso, é muito provável que o seu público-alvo esteja nela. Assim, é uma boa oportunidade para atingir os seus pacientes atuais e potenciais, mediante o uso de um tom mais pessoal, que gere identificação e impacte a vida de cada um, o que produz autoridade, alcance e engajamento.

Além disso, o Instagram tem bastante apelo visual e foca em dois formatos de conteúdo: imagens e vídeos, justamente o que os internautas preferem. Por esse motivo, tem um grande poder para disseminar suas mensagens para as pessoas. Isso é ainda mais evidente em algumas especialidades que priorizam posts lifestyle, como dermatologistas, endocrinologistas, nutrólogos, cirurgiões plásticos e dentistas.

Outro bom motivo é que o meio de comunicação foca na permanência do usuário e, desse modo, todos os seus recursos podem ser bem aproveitados para interagir com os seus clientes e se tornar referência no mercado.

 

6 dicas para profissionais da saúde no Instagram usarem no dia a dia

Agora que você já sabe a importância dessa rede social, é hora de colocar o seu perfil para funcionar. Separamos algumas das principais dicas para você ter ótimos resultados como profissional da saúde. Confira:
 

Tenha um perfil profissional

Muitos médicos confundem as contas pessoais com as de negócios. Além de não ser uma estratégia adequada, perdem oportunidades que o perfil business proporciona. Por isso, é ideal manter os aspectos particulares em privado apenas para os conhecidos do círculo social.

Dê preferência para um perfil profissional para ter acesso aos muitos recursos que o aplicativo oferece, como inserção de links nos stories, relatórios importantes, opção de contato em um clique, entre outros.
 

Publique conteúdos de valor

Para começar, utilize o marketing de conteúdo ao seu favor. Publique fotos e vídeos relevantes para o dia a dia ou vida dos seus seguidores ou para se aproximar deles. É importante lembrar que essa sugestão deve sempre considerar as suas personas para que seja assertivo.

Forneça orientações importantes sobre saúde e bem-estar que possam ser incorporadas facilmente na rotina para ajudar os seus pacientes. Não se esqueça de adaptar sua linguagem para publicar algo de fácil entendimento, sem termos técnicos ou, se citá-los, explique-os.

Mostre seu estilo de vida saudável para humanizar e inspirar as pessoas, como a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada etc. Mas cuidado para não se expor demais e acabar fugindo da sugestão anterior. O intuito é educar e aproximar, não apresentar um profissional em qualquer situação aleatória e sem fundamento.

Outro tipo de material que pode ser usado são pesquisas e estatísticas. Essas notícias são muito interessantes para fortalecer sua credibilidade, pois você tem a oportunidade de comentar sobre alguma doença ou tratamento que está em alta e, assim, ser reconhecido, pois isso proporciona o ganho de confiança dos internautas.
 

Tenha consistência

Depois de decidir o que publicará, basta manter uma consistência. Ter um ritmo constante é importante porque a plataforma não mostra as postagens em ordem cronológica no feed dos usuários e, para assegurar o alcance, é preciso aplicar esse fator.

Ficar afastado do canal gera uma queda considerável na sua visibilidade. Por isso, a lógica é clara: quanto mais curtidas e comentários, mais o seu perfil aparece para quem segue você (a quantidade adequada varia entre 1 ou 3 publicações). Para descobrir o que funciona melhor com a sua audiência, faça testes para definir a sua frequência apropriada.
 


 

Interaja sempre

Tão fundamental quanto postar conteúdos, é responder as interações dos seus seguidores. Além de impulsionar o aparecimento no feed deles, permite estabelecer um relacionamento sólido, o que pode gerar muitas oportunidades de conversões e outras vantagens.

Responda os comentários com dúvidas e mensagens privadas, curta outras publicações interessantes, siga perfis de volta, compartilhe conteúdos etc. Enfim, pratique qualquer estratégia que promova interatividade.
 

Use os Stories

O Stories é um ótimo recurso para aproximar, humanizar sua marca e cativar seus pacientes. Com pequenos vídeos que duram 24 horas, você pode mostrar os bastidores do seu cotidiano e o seu ambiente de trabalho, pois é possível uma certa informalidade, mas sem exageros.

Utilize esse espaço para fazer perguntas e enquetes com intuito de saber o que os seus seguidores pensam e desejam. Aproveite isso para achar algumas ideias de postagens e debater os assuntos de maneira mais ampla e também direcionada.
 

Não esqueça das hashtags

Uma forma de atingir quem ainda não conhece o seu trabalho, é por meio do uso estratégico das hashtags. Em cada postagem faça uma pesquisa em sites gratuitos dos termos apropriados e use de 3 a 5 nos comentários, para não poluir o texto e impactar a experiência do usuário.

 

Cases de sucesso: perfis de sucesso no Instagram para te inspirar

Começar a usar o Instagram para ganhar a confiança das pessoas, ter alcance e conquistar autoridade é uma tarefa para ser concluída ao longo prazo. Mas com as estratégias certas, esse tempo pode diminuir e os resultados com certeza aparecerão.

Está achando impossível isso? Para se inspirar e iniciar a execução das suas ações, listamos alguns perfis de médicos de diferentes áreas que são exemplos do que fazer para ter sucesso. São eles:

De fato, investir nessa rede social vale muito a pena quando há um planejamento e estratégias certas para obter bons resultados. Com as dicas dadas para os profissionais da saúde no Instagram, basta colocar em prática e se posicionar na plataforma para atrair e reter mais pacientes. Gostou das sugestões? Então, não deixe de comentar suas experiências e dúvidas sobre o assunto.

 

Deixe uma mensagem

:: Últimos posts

LGPD para clínicas de ortopedia
Adequação LGPD para clínicas de ortopedia
23 de outubro de 2020
médico particular precisa ter um site
Um médico particular precisa ter um site na internet
19 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de radiografia
Adequação LGPD para clínicas de radiografia
16 de outubro de 2020
site médico pode garantir a agenda cheia
Um site médico pode garantir a agenda cheia todo mês
12 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de estética
Adequação LGPD para clínicas de estética
9 de outubro de 2020

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Open chat
Olá, notamos que você está lendo sobre Dicas para profissionais da saúde no Instagram. Se você tem alguma dúvida pessoal ou está pesquisando para alguém, fale com um de nossos especialistas agora. Clique no ícone abaixo e fale via Whatsapp.