Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

A expectativa com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados pode deixar muitos profissionais e marcas confusas sobre os motivos da adequação. Afinal, a lei se tornou pauta no último ano, mas pouco se fala sobre as vantagens que trará, ainda mais na área da saúde. Por isso, entenda por que é preciso adequar seu consultório para LGPD.

Além de ser uma obrigação, por constar na legislação, por que é preciso adequar seu consultório para LGPD? Quais são os benefícios tangíveis e intangíveis de implementar as novas regras?

Neste artigo, explicaremos algumas razões para você começar quanto antes sua adequação e aproveitar todos os pontos a seguir. Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

 

Sem multas e sanções

O principal motivo para adequar seu consultório para LGPD é evitar multas e sanções da agência regulamentadora ou de ações judiciais dos titulares. As penalidades para o seu não cumprimento são pesadas, principalmente para o pequeno negócio.

O seu descumprimento acarreta multas em até R$ 50 milhões ou 2% do faturamento, ou sanções que podem impedir que a sua empresa use parcial ou totalmente dados pessoais e sensíveis. Também há advertências com determinação de medidas corretivas.

A depender da situação que você se encontra, esse prejuízo financeiro pode influenciar na sua estabilidade. Por isso, assegure a privacidade dos seus pacientes.

 

Ambiente mais equilibrado e ético

Muito além do dinheiro, a LGPD cria um ambiente mais equilibrado e ético para todos os envolvidos, incluindo os pacientes. A lei prevê direitos e deveres para todos os personagens nesse processo, tornando-o mais justo.

Até então os dados dos titulares poderiam ser acessados por qualquer um. Com as novas regras, é dever do consultório protegê-los com cuidado redobrado e com uma política de privacidade bem feita, informando sempre com transparência tudo o que é feito.

Um espaço desse tipo, torna tudo mais fluído e organizado no dia a dia. Afinal, cada um tem o seu papel e todos funcionam perfeitamente com base nas regras impostas pela legislação.

 

Desenvolvimento tecnológico

Uma coisa é certa: não dá para proteger os dados de maneira obsoleta, como prontuários e cadastros registrados em papéis. Afinal, o conteúdo fica suscetível a roubos e perdas de partes importantes.

Ao adequar-se à LGPD, o seu consultório precisa de sistemas online para que tudo fique protegido com senhas, criptografias, armazenamento em nuvem, autenticação de dois fatores e tudo o que for relevante para a proteção de dados.

Todos esses recursos ajudam no desenvolvimento tecnológico, trazendo inovação para o negócio e permitindo que cresça cada vez mais, principalmente se o número de novos pacientes não para de aumentar.

 

Marketing e branding positivos

A imagem de um consultório médico é mais que crucial para trazer novos clientes e fidelizar os que já são pacientes. Quando ela é positiva, as pessoas tendem a buscar mais por esse profissional ou empresa.

Agora, imagine não cuidar da privacidade das identificações dos seus pacientes e ocorrer um vazamento dos dados. Com certeza, além de processos judiciais, sua imagem ficaria manchada como uma empresa que não se importa com as pessoas.

Por isso, a Lei Geral de Proteção de Dados ajuda a manter o seu marketing e branding positivos, sem quaisquer situações semelhantes que possam impactá-los a ponto de destoar a percepção de valor dos clientes. Assim, também é uma forma de conquistar mais agendamentos por transmitir segurança e credibilidade, fatores indispensáveis na saúde.

Entendeu por que é preciso adequar seu consultório para LGPD? O objetivo é estruturar um ambiente seguro, ético, transparente e sólido para não afetar o seu caixa e nem mesmo sua imagem perante o mercado.

Tão importante quanto conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados, é contar com parceiros certos nessa jornada. A Kardan é uma agência de marketing adequada à lei e podemos ajudar você com a divulgação dos seus serviços clínicos conforme as regras da legislação. Fale com a gente!

 

Conversar
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.