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Utilizar o Instagram para médicos é um recurso cada vez mais explorado no Marketing de Saúde. Isso acontece porque é um canal barato e eficiente para estreitar o relacionamento com os pacientes atuais e potenciais. Ou seja, tem um ótimo custo-benefício. Essa rede social possui diversos recursos e está em crescimento, chegando no patamar de 70 milhões de usuários somente no Brasil. Por isso, muitos profissionais da saúde já estão de olho como mais uma forma de atingir o seu público.

Mas, para fazer isso, é necessário traçar estratégias certas. Pensando nisso, separamos nove práticas que você pode aplicar na plataforma do seu consultório ou clínica. Quer conhecer cada uma? Confira na sequência!

 

1. Faça um planejamento

Todo trabalho de marketing deve ser pensado antes da execução para evitar surpresas e possibilitar que o projeto seja mensurado. Isso é importante pois, como a publicidade para médicos é guiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), ter o máximo de cuidado é o recomendado. Além disso, por meio de um plano é possível definir o público-alvo, ações, indicadores, estratégias corretivas e muito mais.
 

2. Otimize o seu perfil do Instagram para médicos

Primeiramente, você precisa ter um perfil comercial e adicionar todas as informações sobre sua carreira, como especialidade, localização, telefone para contato, e-mail e tudo o que for relevante e que facilite as pesquisas para ser encontrado.
 

3. Adapte sua linguagem

Por mais que você seja um grande profissional que entenda todos os termos técnicos, precisa entender que os seus clientes são o oposto disso. Por isso, a linguagem das publicações deve ser acessível para não despertar a falta de interesse das pessoas mais leigas.
 

4. Faça publicações mais humanizadas

Uma maneira de deixar seus pacientes próximos de você é mostrando os bastidores do dia a dia da clínica ou consultório. Essas publicações pode ser um stories que envolva preparativos dos atendimentos, momentos de estudo ou o que está acontecendo naquela hora, desde que não sejam ações muito informais e, sempre, priorizando a ética e o respeito.
 

5. Compartilhe informações úteis e confiáveis

Dicas de saúde são um dos assuntos mais pesquisados nas redes sociais, então porque não utilizar isso ao seu favor? Compartilhe informações que melhorem o dia ou a vida do seu público e, sobretudo, que sejam confiáveis. Dessa forma você atrai a atenção e se torna referência no assunto. Para saber o que postar use e abuse das enquetes do Instagram, disponibilizadas nos stories.
 


 

6. Publique mais vídeos

Os vídeos são líderes quando o assunto é engajamento e conversão. Para se ter uma ideia, em 2020 o tráfego desse formato está previsto para superar 80%. Por isso, invista nessa ação para tratar de conteúdos mais técnicos, pois para passar verdade na informação é muito importante que haja alguém exposto por trás do discurso.
 

7. Poste regularmente

Você já sabe o que pode publicar no Instagram, mas precisa ficar atento às atualizações da sua página. Assim, faça um calendário dos dias e horários que serão feitas as postagens e siga à risca, para sempre manter a constância e, consequentemente, o engajamento e a audiência.

Além disso, utilize todos os recursos do Instagram para deixar sua marca sempre em evidência. Por exemplo, poste 2 fotos ou vídeos no feed, esteja sempre nos stories divulgando artigos do blog ou novidades, faça lives e se possível publique no IGVT — uma ferramenta recente, que permite vídeos mais longos de até 10 minutos.
 

8. Converse com os seus seguidores

Muitas vezes os consultórios e clínicas criam suas páginas na internet e alimentam com conteúdos, mas não respondem seus seguidores em nenhum meio. Uma maneira de se diferenciar é agindo de maneira contrária e dando total atenção aos seus seguidores, seja nos comentários ou em mensagens privadas. Assim, não os ignorem e nem os deixem com dúvidas.

 

9. Desenvolva campanhas pagas

Além dos materiais orgânicos, uma boa opção são os anúncios pagos para atrair pacientes que ainda não conhecem seu consultório. Faça Instagram ADS com o objetivo de gerar reconhecimento e, posteriormente, para conversão em novas consultas.

O Instagram para médicos é uma ótima maneira de se aproximar dos clientes e atrair novos. Ao conhecer e aplicar algumas estratégias que ensinamos neste artigo, você conseguirá atingir esse objetivo com mais facilidade e agilidade. Experimente no seu consultório ou na sua clínica.

 
Quer ajuda para planejar e executar as ações nas redes sociais? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para profissionais da saúde. Nós podemos ajudar! Desse modo, contar com uma agência especializada em marketing médico, pode elevar o marketing do seu consultório ou clínica a um outro nível, realizando ações que definitivamente geram resultados.

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