Para quem está tentando manter a agenda sempre cheia de pacientes, é fundamental usar as estratégias de marketing para aumentar o faturamento da sua clínica. Afinal, o marketing permite a divulgação certeira, o que ajuda a faturar mais todos os meses.
Se conduzido dentro dos limites éticos, essa é uma excelente forma de destacar sua instituição, ganhar visibilidade, autoridade e, claro, obter novos pacientes e/ou fidelizar os antigos. Que tal, então, aprender como fazer isso? Neste artigo, separamos algumas ações para serem adotadas com objetivo de conseguir mais conversões. Confira a seguir.
Como aumentar o faturamento da clínica nos dias atuais?
Por muito tempo, o marketing tradicional funcionou, mas agora, a relação entre pacientes e clínica precisou passar por mudanças que somente o digital proporcionou: a aproximação direta, didática e rápida. A divulgação e comunicação são pautadas por segmentação e personalização para impactar que realmente tem algum interesse nos serviços da sua especialidade. Assim, é possível aumentar suas chances de faturar mais. Contudo, para atingir esse objetivo, é preciso ir além e colocar em prática várias ações bem planejadas.
Quais são as estratégias de marketing para aumentar o faturamento da sua clínica?
Para faturar mais, é preciso adotar abordagens diferentes e, sobretudo, eficientes. Abaixo, você confere como potencializar o seu faturamento com algumas ações pontuais!
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é, sem dúvidas, uma das estratégias mais eficientes para atrair, converter e conquistar os pacientes, faturando ainda mais. Diferente da publicidade tradicional, a ideia não é apenas vender seus atendimentos, mas criar uma boa relação com os clientes.
A partir de ações relevantes para a audiência, as empresas atraem leads — clientes em potencial — para as suas páginas, disponibilizando materiais de valor em troca de contato e começam o trabalho de nutrição, estimulando uma relação de confiança e ajuda com base em seus problemas e de forma personalizada.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das táticas usadas no Inbound Marketing. O foco é produzir conteúdos relevantes para, inicialmente, auxiliar as pessoas a identificarem suas dores e, posteriormente, ajudar a amenizá-las. Gradualmente, isso aproxima o potencial paciente da clínica, fazendo parte do trabalho de atração da estratégia anterior.
Para funcionar, é preciso que os posts sejam úteis, criando engajamento, fortalecendo a presença digital e construindo uma ideia positiva sobre a sua empresa. Dessa forma, as chances de gerar mais agendamentos são muito maiores, já que será vista como referência na área.
Ações no blog e otimizações
Um blog é um meio estratégico de colocar em prática a dica anterior. Nele, você postará artigos que ajudam o público-alvo, seja por meio de passo a passo, identificação de sintomas, mitos e verdades, entre outras ideias de conteúdos.
Para potencializar esse trabalho, a otimização nos mecanismos de pesquisa (SEO) é primordial para gerar tráfego orgânico através de um bom posicionamento nos resultados de busca. O uso de palavras-chave correta, design adaptado a todos os tamanhos de tela, qualidade da escrita, entre outros itens impactam nessa colocação, ajudando a receber mais cliques.
Presença nas redes sociais
Não dá para ignorar que a grande parte das pessoas no Brasil estão nas redes sociais. Para fortalecer o relacionamento com seus pacientes, esses canais são indispensáveis. Essa aproximação ajuda muito a faturar mais de diversas formas:
- você mostrará o lado humanizado dos seus profissionais com mais facilidade;
- será possível tirar dúvidas rapidamente e converter na mesma velocidade;
- retirar as objeções é muito mais fácil;
- as provas sociais de outros clientes servem para conquistar novas pessoas.
Além disso, é possível colocar em prática a dica número um e dois nessas plataformas ao compartilhar conteúdos úteis e de consumo rápido. Sem mencionar que são ótimas para fidelizar, contribuindo futuramente para gerar mais vendas.
Links patrocinados
Os links patrocinados são muito eficientes quando o assunto é potencializar suas ações e faturar mais. Embora você tenha que desembolsar um orçamento para a estratégia ser aplicada, é excelente para atrair leads mais rapidamente e de forma inteligente, pois é totalmente segmentado.
Na prática, você pagará para ser exibido no topo dos resultados de uma pesquisa, aumentando suas chances de ser visitado e, consequentemente, converter, visto que seu anúncio é focado em mostrar seu diferencial.
Como garantir sucesso dessas estratégias?
Uma coisa é certa: não há como garantir resultados em nenhuma das ações listadas. É preciso estudá-las e adaptá-las à realidade da sua empresa para funcionarem da maneira certa e obter retornos positivos. Após isso, apenas o monitoramento constante do desempenho de cada tática pode ajudar a aproveitar melhor o orçamento disponível, evitando eventuais desperdícios e se concentrando no que realmente dá certo.
Entender as estratégias de marketing para aumentar o faturamento da sua clínica é cada vez mais fundamental para se destacar aos olhos dos exigentes pacientes e, assim, superar a concorrência. Fale conosco para ajudarmos sua clínica a faturar mais com ética e eficiência. Somos especializados em marketing para saúde!