Há muitas vantagens em investir em mídia paga. Contudo, na hora de escolher sempre pensamos em qual a melhor plataforma para investir: Facebook Ads ou Google Ads, qual a melhor opção para a clínica?
Como o tráfego pago nesses canais ajuda sua instituição a se aproximar dos pacientes ideais, é comum sentir dúvidas. Afinal, nem sempre há verba disponível para apostar nos dois ao mesmo tempo, exigindo um estudo antes.
Por isso, separamos o funcionamento, vantagens e desvantagens de cada um dos recursos apresentados, para você decidir de uma vez por todas. Confira a seguir!
Google Ads e Facebook Ads: conheça as ferramentas
Para conhecer melhor as opções, confira alguns detalhes que as diferenciam:
Google Ads
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. A ferramenta recebe uma quantia para a empresa se destacar nas páginas de resultados de pesquisas e em outros pontos disponibilizados, como YouTube, gmail, sites parceiros, etc.
Ela funciona considerando o custo por clique (CPC) e por mil impressões (CPM), possibilitando que o anunciante opte entre ter mais alcance ou aumentar o contato de pessoas interessadas nos seus serviços.
A plataforma sempre considera a definição de palavras-chave compradas por sua empresa e o comportamento dos usuários, para entregar o conteúdo pago a quem deseja saber sobre o assunto.
Facebook Ads
O Facebook Ads é outro recurso de marketing, mas voltado às redes sociais, como o próprio Facebook e o Instagram. Para a área da saúde, é uma boa escolha para estratégias de branding e de topo de funil, pois as pessoas ainda não sabem que tem um problema. Além disso, ajuda na construção de relacionamento, porque permite que os usuários entrem em contato e interajam dentro da mídia através dos comentários, curtidas e outros meios.
Funciona por meio da apresentação de imagens ou vídeos, que são muito bem segmentados por meio de localização, idioma, comportamento, interesses etc. A configuração permite focar sua verba — que pode ser cobrada por CPC, CPM, visualizações, leads ou aquisição — naqueles que se importam com sua especialidade.
Facebook Ads ou Google Ads: qual a melhor opção para a sua clínica?
O Google Ads ajuda a alcançar os clientes no momento exato que buscam pelo atendimento que sua clínica oferece. Ele garante que o seu anúncio será exibido para o paciente ideal, aumentando as chances de cliques e conversões.
Em contrapartida, se sua meta é criar uma campanha para um serviço que precisa convencer o cliente, essa não é a melhor solução. O foco aqui é atrair quem já está propenso a agendar um horário, pois já sabe dos seus problemas ou desejos e qual especialista pode ajudá-lo.
Já o Facebook Ads, permite apresentar as necessidades dos usuários para identificarem com mais facilidade, buscarem saber mais sobre o assunto e encontrar você como autoridade na especialização.
Por isso, a sua desvantagem é que não é o melhor canal para táticas de fundo de funil. As pessoas não estão presentes ali para comprar, o que torna o despertar do interesse mais desafiador.
Como escolher o melhor para sua clínica?
Para optar por uma ou outra ferramenta, considere:
- a definição das suas estratégias
- intenções com os anúncios
Isso significa que tudo depende do seu público-alvo, a jornada de compra e a relação com seus serviços. Ou seja, se sua audiência já sabe o que quer, o Google é a escolha certa, mas se ainda não sabe, o Facebook pode apresentar a ideia.
Dependendo dos seus recursos financeiros, combine o uso das duas plataformas. Uma sugestão é usar o Facebook Ads para remarketing e a outra alternativa, para direcionar a uma landing page.
O fato é que não há melhor opção para a sua clínica entre Facebook Ads ou Google Ads. Faça testes, refine suas estratégias e escolhe a(s) que for(em) alinhadas com seus objetivos de marketing.
Que tal contar com ajuda especializada? Planejamos e executamos suas campanhas com ética e eficiência. Entre em contato e conte com uma equipe experiente!