O funil de vendas para clínicas é um dos processos primordiais nas estratégias de marketing digital para aumentar as vendas da sua empresa. O funil é a etapa onde o seu cliente percorre, desde a constatação de uma necessidade, até a efetivação de uma compra.
O funil de vendas é criado a partir do interesse do seu paciente. E entender quais são seus hábitos de compra e consumo são importantíssimos para identificar e analisar as próximas etapas do funil e criar ações assertivas. Para entender melhor o que é o funil de vendas e qual a importância para sua clínica médica, continue acompanhando com a gente.
Tentaremos explicar de maneira simples e intuitiva, para que você possa entender como funciona essa ação tão importante no marketing digital e que pode alavancar de maneira surpreendente os resultados da sua empresa. Em resumo, o funil de vendas para clínicas é o caminho ou as etapas que o cliente percorre até chegar na etapa de compra do seu produto ou serviço, ou seja, na fase de escolha e decisão final.
Para clínicas que atuam com diversos segmentos na área da saúde sabe como é difícil ajustar as estratégias para atingir o público certo. Por isso, saber qual é a perfil ideal de cliente e o que ele consome, através do funil de vendas será fácil de reconhecer e então realizar as mudanças necessárias para captar novos clientes.
Neste caso, o seus possíveis pacientes passarão por uma “jornada de compra”, que serão filtrados para entender qual poderá ser um potencial cliente. E cada uma dessas etapas do funil de vendas são importantes para entender melhor e aumentar ainda mais as visitas e consultas para sua clínica ou consultório.
A compra, seja de produto ou serviço, não é algo que acontece de maneira simples e rápida; ela passa por diversas etapas que são chamadas de jornadas, onde o cliente percorre por vários caminhos, que irá revelar qual o percurso que ele realmente está no processo de uma compra.
Como exemplo, digamos que alguém encontrou seus produtos ou serviços pela primeira vez, mas ainda não conhece sua empresa. Essa pessoa pesquisa mais para saber se realmente vale a pena ou não adquirir um serviço com sua marca.
Já um cliente que conhece seus serviços, será mais fácil de oferecer novamente, pois ele já tem sua avaliação definida sobre sua empresa. Neste caso, para entender melhor qual é o nível que seu cliente está em relação à decisão de compra, separamos um tópico explicando as etapas do funil de vendas para clínicas.
O topo do funil é considerado a fase da descoberta, onde seu cliente descobre, entende e identifica que possui algum problema ou alguma necessidade. A partir de então, essa etapa é dedicada totalmente na produção de conteúdos informativos, que serão focados unicamente em educar e orientar seus clientes para assuntos relacionados aos seus serviços.
Nesta fase é recomendado que os conteúdos sejam genéricos, ou seja, nada muito aprofundado e abrangente, com informações claras e de fácil compreensão. Algumas ideias de onde trabalhar esse tipo de material:
Esses materiais serão ótimos para ajudar seu possível LEAD a sanar suas dúvidas e fazer ele percorrer a etapa de procura para resolução do seu problema. É uma maneira de captar e fidelizar, pois ele saberá onde encontrar informações de qualidade e que suprirá sua necessidade.
Agora que seu Lead já passou pela etapa de identificar que tem um problema/necessidade, é hora dele considerar uma solução. Depois de ter lido muito sobre os temas desejados para tirar suas dúvidas, agora ele entendeu que tem um tipo de problema e precisa resolvê-lo. Nesta etapa, começa a parte de criar métodos que vão ajudá-lo a percorrer o caminho da compra, ou seja, para que ele possa decidir por contratar um serviço da sua empresa.
Mas como fazer um cliente contratar meus serviços? A resposta nesta etapa é simples: você irá criar materiais mais aprofundados e mais explicativos, podendo seguir o mesmo estilo citado acima, como blogs, materiais ricos e também oferecer vídeos explicativos.
Nessa fase do meio do funil de vendas para clínicas, seu Lead, pelo fato de ainda não conhecer seu serviço, até cogitou a ideia de querer algum serviço seu, porém, ele ainda tem dúvidas se são realmente boas opções, perante a diversidade no mercado.
Neste caso, seja sincero e paciente, oferecendo outros tipos de conteúdos que irão apresentar outras formas e meios para ele tenha a certeza de que é isso mesmo que deseja e precisa. Esse estágio é excelente para sua empresa, pois você terá mais informações sobre ele em seu banco de dados, podendo assim, usar para outras estratégias do marketing futuramente.
Por fim, e o mais importante, é a etapa final, o fundo do funil, onde seu Lead irá decidir se irá contratar seus serviços ou não. No caso de uma clínica, é decidir se de fato será um bom lugar para fazer os atendimentos desejado. Aqui, ele já passou por todas as etapas de conhecimento do problema e de consideração. Agora chegou o momento onde ele sabe o que precisa, só não tem certeza ainda de qual empresa escolher.
Deste modo, surge o momento que sua empresa precisa mostrar todo diferencial e vantagens ao contratar seus serviços. Através de materiais direcionados, será possível mostrar ao Lead que sua empresa é profissional e é a melhor escolha para sua necessidade. Pode-se também produzir cases de sucessos com pacientes, para ter algo que comprove a eficácia do seu atendimento, além de vídeos e landing pages (páginas de conversões) convidando-o a fazer uma avaliação. É um método que costuma trazer resultados satisfatórios para torna-lo cliente e fidelizá-lo.
Depois de ter explicado o que é o funil de vendas para clínicas e a importância desse método em uma estratégia de marketing para sua empresa, será fundamental o papel de uma agência de marketing digital especializada em marketing médico para te ajudar em todas as ações e trazer os melhores resultados. Se quiser saber, como escolher uma agência, criamos um conteúdo especial sobre esse tema, confira aqui!
[…] montar uma lista com potenciais clientes e nutri-los com conteúdo informativo, passando por todo o funil de vendas, até que percebam a necessidade de agendar uma […]