Se você busca uma maneira de interagir com seus pacientes e fidelizá-los, é preciso que aprenda a usar o e-mail marketing na sua clínica ou consultório. Essa é uma estratégia com pouco investimento, mas com muito retorno.
Entrar em contato com seus clientes por essa ferramenta significa se aproximar diariamente dele, demonstrando que se preocupa com a sua presença nas consultas e ainda, quer ser a principal fonte de informação nas suas buscas.
A criação de campanhas por essa mídia não é difícil, mas exige determinado aprendizado para não errar na comunicação e obter resultados satisfatórios. Por isso, ensinaremos como utilizá-la da forma correta. Confira!
Por que você deve usar o e-mail marketing na sua clínica ou consultório?
O e-mail é o espaço ideal para construir e manter um relacionamento saudável e sólido com seus pacientes em todas as etapas de promoção: antes, durante e após uma consulta, tratamento ou exame feito.
É uma forma de se fazer presente no dia a dia do cliente, demonstrando que se lembra dele, seja para informar, enviar novidades ou felicitar por algo. Quando ele precisar dos seus serviços, logo pensará em você como solução para seus problemas, devido à credibilidade e autoridade que criou ao longo do tempo.
Como usar essa estratégia?
Embora a estratégia seja muito boa para atrair e fidelizar, não basta enviar qualquer tipo de e-mail e de qualquer forma. É importante colocar algumas dicas em prática, como:
Segmentação da lista de envio
Separe os pacientes em grupos para receber assuntos de interesse de cada um. Assim, são maiores as chances de receber mais cliques e evitar que a mensagem vá para a caixa de spam.
Essa segmentação pode ser feita por sexo, idade, procedimentos realizados, desejos, entre outras ideias. O importante é fazer da maneira certa e sempre usar personalização na comunicação.
Criação de um domínio próprio
Nada de usar endereços de e-mail como Gmail ou Outlook. Para passar credibilidade ao seu nome e garantir que seus e-mails chegarão a caixa de entrada do usuário, use um domínio exclusivo.
Com isso, as ferramentas de rastreamento entendem como um conteúdo relevante para as pessoas. Sendo assim, opte sempre por contato@drseunome.com.br ou, com o nome da sua clínica.
Produção de conteúdo útil
Para iniciar um bom relacionamento, é preciso enviar conteúdos úteis, que ajudam os indivíduos em seu dia a dia, como newsletter, e-books, planilhas, infográficos etc. Assim, eles ficarão mais favoráveis a confiar em seu trabalho e consumi-lo no futuro.
É necessário que essa entrega seja de forma sistematizada e sustentada, passando a ideia de que você se importa com o bem-estar dos seus clientes. Além disso, deve ser baseada no interesse de leitura de cada um.
Como desenvolver um e-mail que entregue resultados?
Para fazer um e-mail marketing eficaz, tenha atenção em certos pontos. Dentre eles, os principais são:
- Pense em um título atraente o suficiente para ser acessado. São muitas mensagens recebidas pelos usuários, por isso ajuda a destacar-se dos concorrentes e outros endereços;
- Insira um cabeçalho com identificação de quem é você. Se o paciente não souber de quem é o e-mail, a chance de abri-lo e ler até o final cai muito;
- Saude antes de iniciar o assunto. Chame o paciente pelo nome, se possível, para gerar aproximação;
- Seja breve e objetivo. As informações devem ser completas e compreensíveis;
- Organize o texto com informações em tópicos e negrito. Isso ajuda a chamar mais atenção;
- Crie botões de conversões ao final do e-mail. Essa ação influência a converter com mais facilidade, pois mostra exatamente o que você espera do paciente;
- Ao final, se despida com nome e um botão de acesso às suas redes sociais.
Com este guia trouxe dicas rápidas para que você aprenda a usar o e-mail marketing na sua clínica ou consultório, você tem uma base para iniciar sua estratégia com efetividade e pode colher bons frutos desse planejamento. Se precisar de ajuda nessa jornada, conte com a Kardan para otimizá-la. Somos especialistas em marketing médico, então entre em contato agora mesmo!