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Marketing Médico para profissionais da saúde

Marketing ético para profissionais da saúde

A área médica é um dos ramos mais desafiadores e emblemáticos da atualidade. Além do objetivo principal que é cuidar da saúde das pessoas, o médico particular, clínica, hospital ou qualquer instituição ligada a saúde, tem que entender que seu ramo de atividade é também uma empresa como qualquer outra e portanto está sujeita a todas as dificuldades e obstáculos que qualquer outra empresa de outro ramo enfrenta.

Com o aumento da expectativa de vida das pessoas, é notória a preocupação com o tema “saúde”, exigindo cada vez mais dos profissionais da área. Além disso, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), só em 2014, o número de médicos em exercício no país alcançou um crescimento três vezes maior do que o da população brasileira. Ou seja, é uma área bastante competitiva, exigindo de médicos e administradores a implementação de novas estratégias para que possam se destacar no mercado. Neste post, vamos nos aprofundar sobre uma delas: o marketing médico para profissionais da saúde.

A importância do marketing médico

O marketing médico é uma ferramenta essencial em todas as áreas da saúde. É através de ações de marketing médico que o público passa a conhecer quais produtos e serviços são oferecidos por determinada clínica, hospital ou médico particular. Por isso, não basta investir apenas em anos de estudo e prática médica: é preciso fazer com que o mercado saiba disso e venha solicitar seus serviços.

Não importa se você está iniciando no mercado agora e não tem nenhum cliente ou se já está no mercado a bastante tempo e é uma clínica conceituada ou um médico renomado. Fazer ações de marketing é necessário para que seus serviços estejam sempre em evidência para os clientes, perante a crescente taxa de médicos adentrando ao mercado.

A publicidade na medicina é algo que, quando bem desenvolvida, pode trazer ótimos retornos. São novos clientes, fidelização e melhores lucros: resultados que todos almejam obter. Entretanto, é preciso sempre observar os limites éticos, com o marketing médico respeitando a resolução 1.974/11 do CFM e os manuais com princípios éticos para sites de medicina e saúde na internet.

Ética Médica

A ética sempre foi um assunto muito discutido e de grande importância na medicina, não só para nortear as ações e atitudes dos profissionais, como também para o marketing. O médico que não dá a devida atenção a ética constrói uma imagem ruim entre seus clientes, funcionários e, principalmente, entre outros profissionais da saúde.

Por este motivo, foi criado uma cartilha com as regras e normas a serem seguidas por todos os profissionais, independente da área de atuação. É importante sempre consultá-la e estar ciente de possíveis atualizações em seu conteúdo. Além disso, é essencial conhecer as legislações estabelecidas pelo governo e por instituições de controle da prática profissional, como o Conselho Federal de Medicina (CFM), assim como as regras para a divulgação do seu trabalho.

Acesse aqui o Manual de Publicidade Médica disponibilizado pelo Conselho Federal de Medicina e conheça as diretrizes estabelecidas por esse órgão que irão nortear o marketing da sua empresa. Além de estar por dentro das normas, o bom senso é fundamental para qualquer profissional que preze pela verdade e integridade.

Formas de marketing

Você pode se perguntar: “Será que é necessário investir tempo, dinheiro e energia com marketing?”. Nós respondemos: Sim, com toda certeza, pois muitos dos seus concorrentes já fazem isso! De acordo com um levantamento feito pela Croma Solutions, empresa de consultoria e pesquisa para inovação em negócios, divulgado este ano, entre as diversas companhias que pretendem aumentar seu orçamento na área, 55% são de saúde. Esses empreendimentos ficam atrás apenas dos setores de cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais (66%) e alimentos e bebidas (65%).

Todavia, é necessário criar estratégias bem definidas para alcançar resultados sólidos e satisfatórios. Uma das estratégias, deve-se ater ao marketing digital, na qual pode ser a melhor forma de marketing para o seu negócio. De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela Accenture com diretores de marketing, a estratégia digital será responsável por mais de 75% dos investimentos no setor nos próximos cinco anos.

Dessa maneira, não restam dúvidas de que adotar esse modelo de marketing em sua clínica ou hospital pode ser um fator diferencial para que seu negócio cresça rapidamente. Com o advento da internet, a maneira de divulgar serviços e produtos, inclusive na área da saúde mudou, permitindo que marcas alcancem um público realmente qualificado e, com isso, aumentem suas possibilidades de crescimento.

Entenda porque é importante investir em marketing digital

A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja através de um computador, notebook, smartphone ou tablet. É de fundamental importância saber se comunicar diretamente com esse público que cresce a cada dia; eles são possíveis futuros clientes em potencial, afinal estão diariamente conectados na internet e sua empresa deve ficar atenta a isso. Desta maneira, o marketing médico para profissionais da saúde torna-se essencial para:

  • Atrair clientes e aumentar as vendas
    Conquiste novos clientes e obtenha resultados positivos e satisfatórios.
  • Aumentar a visibilidade de sua empresa na internet
    A decisão de compra está cada vez mais nas mãos do consumidor moderno.
  • Seu concorrente já está na internet fidelizando clientes
    Saia na frente e não deixe a concorrência conquistar seus possíveis clientes.

Trabalhamos com geração de valor. Criamos ações que não geram apenas resultados, mas que trazem valor para sua marca aumentando seus resultados nos negócios, seja em venda de produtos ou serviços. Como parceiro do seu negócio, nós buscamos um relacionamento de longa duração, onde possamos estar sempre próximos ajudando sua empresa nas dificuldades que surgem, com estratégias para vencer a concorrência dia após dia.

Marketing médico para profissionais da saúde

Como fazer marketing digital?

Uma das principais dúvidas de médicos e administradores diz respeito ao início da implementação do marketing digital em seus empreendimentos. Antes de tudo, para começar seu planejamento, é necessário identificar sua área de atuação e o perfil do seu paciente. Isso ajuda a encontrar o core da sua organização e a maneira como você se posiciona no mercado. Assim, é possível estipular um objetivo principal ao marketing digital, como melhora na visibilidade da sua marca ou fidelização de pacientes, por exemplo. Em seguida, é necessário planejar as ações a serem realizadas, os canais de comunicação (site, Facebook, Linkedin, Whatsapp, etc.) e sua mensagem principal.

Principais ações de marketing digital para área da saúde

O ramo da medicina, independente da área de atuação, é bem peculiar e exige alguns cuidados e atenção na definição da estratégia certa para que possa alcançar resultados satisfatórios. Diversas estratégias adotadas por inúmeras empresas de outros segmentos, podem não ser tão eficientes quando implementadas na área da saúde. Para o marketing digital, apresentamos as definições que melhor tem obtido resultados satisfatórios para nossos clientes:

Email marketing

A importância do e-mail ainda é grande no marketing. Essa forma de comunicação resiste a ação do tempo e se torna uma ótima maneira para trabalhar o marketing digital. Segundo pesquisas de mercado, a cada US$ 1 investido nesse tipo de comunicação em empresas americanas, é possível receber um retorno de até US$ 38.

Leve em conta que você já possui os endereços de e-mail dos seus pacientes. A partir dessa base de contatos, é possível impactá-los de forma inteligente e direta, fidelizando-os. Assim, seu cliente fica sempre informado sobre as últimas novidades do seu negócio, como uma ação especial ou de branding, que reforça o posicionamento da sua marca no mercado.

Ou ainda se você deseja chamar novamente a atenção de quem já demonstrou interesse pelo seus serviços em algum momento, não deixe de apostar no e-mail marketing. Através de uma newsletter, é possível fidelizar o público-alvo e trazer informações personalizadas que combinem com o seu perfil.

Redes sociais

Cada vez mais promissoras no mundo dos negócios, as redes sociais fazem parte das melhores estratégias em marketing digital. As redes sociais são um meio importantíssimo, pois por meio delas será possível interagir com os pacientes, compartilhar conteúdos relevantes e publicar notícias interessantes relacionadas ao mercado. Entre as mais utilizadas, estão o Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram.

As avaliações no Facebook, por exemplo, podem ser a razão pela qual você recebe ou perde pacientes. Esse tipo de comentário tem o poder de trazer credibilidade ao seu empreendimento ou colocá-lo em risco.

Desse modo, sugerir aos seus clientes curtirem sua página na rede e avaliarem a experiência deles pode ser uma ótima forma de divulgação dos seus serviços. Linkedin e Facebook, principalmente, são redes sociais mandatórias. Por isso, se dedicar à elas a fim de melhorar sua performance é essencial.

Marketing de conteúdo

Essa é uma das estratégias mais importantes para atrair novos clientes hoje em dia, já que com uma produção de conteúdo relevante e de qualidade, é possível ganhar a atenção do seu público-alvo e se tornar referência no mercado. Em outras palavras, o marketing de conteúdo consiste em repassar parte do seu conhecimento através de um blog. Portanto, ao produzir um texto é importante você pensar em quem é a persona da clínica e sobre quais assuntos se interessam e buscam. Além disso, esse espaço irá atrair o futuro paciente para o site da clínica.

No entanto, algumas pessoas não querem investir em marketing de conteúdo pensando que não traz retorno algum. A estratégia orgânica, que pretende atrair pessoas com base em conteúdo não-pago e relevante, sendo geralmente realizado por meio de postagens em blogs e sites tem como objetivo conquistar os clientes a médio e longo prazo. Com conteúdo bem produzido e estratégia bem definida, seu site poderá atrair diversos clientes sem a necessidade de grandes investimentos em links patrocinados.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são geralmente uma forma quase que imediata de aparecer nos resultados de busca e ganhar visibilidade. Uma campanha de links patrocinados serve não só para médicos e clínicas que estão iniciando, como também para quem está a tempos no mercado e quer se destacar da concorrência.

No entanto, uma campanha de links patrocinados eficiente e que traga retorno sem grandes investimentos, exige uma estratégia bem definida e planejada, para que se alcance os melhores resultados e atinja o público ideal. De nada vale atender em uma cidade por exemplo e ter seu anúncio sendo veiculado para todo Brasil onde não poderá atender; torna-se um desperdício de dinheiro e tempo.

Se você médico particular ou proprietário de uma clínica, hospital, farmácia ou qualquer outro estabelecimento na área da saúde, que compreendeu a importância do marketing médico para profissionais da saúde e para o crescimento de sua empresa, entre em contato conosco. Podemos ajudar no crescimento saudável e ético do seu empreendimento e alcançar resultados satisfatórios.

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