O investimento em marketing para clínicas não é uma opção: é fundamental criar ações de comunicação para conversar com o público e ganhar visibilidade no mercado da sua especialidade. Nesse cenário, ter um conjunto de ações eficientes e dentro da ética é a peça chave para construir um empreendimento de sucesso.
São elas que ajudam a atrair novos pacientes, fidelizar e melhorar os resultados mês a mês. Então, se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir como é a divulgação para instituições de saúde, continue a leitura!
O que é o marketing médico?
Basicamente, trabalha com a criação e comunicação de mensagens para os pacientes por meio da estruturação de estratégias que entregam cada vez mais valor. Ou seja, é muito mais do que uma simples propaganda a respeito da clínica.
O conjunto de ações bem planejadas ajudam a apresentar seus serviços ao público, dando destaque para o seu diferencial competitivo e trabalhando para terem sempre a melhor experiência possível.
O que você precisa saber sobre o marketing médico para clínicas?
Alguns passos são essenciais para fazer um bom marketing para clínicas. Para ajudar a entender quais são eles, separamos cada um em detalhes, de modo que você identifique oportunidades de estratégias de comunicação para sua empresa.
Análise
O processo de marketing precisa ter um propósito. Estudar muito bem o cenário que sua instituição está inserida é o início para colher bons resultados no futuro, pois as ações serão baseadas em dados reais. Por isso, faça um levantamento das seguintes informações:
Público-alvo
Antes de mais nada, você precisa saber quais são os perfis de cliente que você tem, quais são seus comportamentos, que tipo de informação e conteúdo seus pacientes consomem, qual tipo de atendimento eles valorizam, etc.
Quanto mais você souber sobre eles, melhor, pois essas particularidades nortearão tudo o que será feito. Por isso, além de tudo mencionado, procure saber:
- que tipo de linguagem eles usam;
- em quais canais buscam por informação;
- quais são suas maiores necessidades;
- quais fatores são decisivos para optarem por uma clínica e não outra;
- como a sua clínica pode ajudar cada uma dessas pessoas;
- quais são os diferenciais competitivos que o seu público-alvo valoriza.
Dados internos
Observe quais são os gargalos que impedem o sucesso da sua empresa. Uma dica é levantar os pontos fracos e fortes, para identificar o que precisa ser trabalhado para melhorar e o que pode ser usado como diferencial competitivo.
Concorrência
Depois de avaliar sua clínica e o público, é hora de identificar quais são os seus concorrentes diretos e indiretos, para acompanhá-los. Saber que tipo de conteúdo estão sendo produzidos, quais são os comentários e o comportamento dos pacientes; é muito importante para encontrar possíveis erros e aprender a evitá-los.
Criação de estratégia
Com todas essas informações, é hora de criar o seu planejamento com as táticas certas, afinal, você sabe para onde direcioná-las, o que não fazer para não errar e o que precisa ser feito para ganhar destaque no mercado. Para isso, algumas sugestões são:
Website
O desenvolvimento de um bom plano começa com o site, que funciona como uma central sobre a empresa. Tudo aquilo que ela pode oferecer aos pacientes deve constar nessas páginas e é preciso ponderar questões como:
- navegabilidade;
- rapidez no carregamento;
- clareza;
- meios de contato;
- capacidade de se adaptar às telas de dispositivos móveis.
Blog
Junto ao site é essencial produzir conteúdos de qualidade em um blog. Quando os pacientes sentirem dúvidas sobre tratamentos, doenças, sintomas e outros assuntos da sua área, podem ter acesso a informações úteis e confiáveis, o que traz credibilidade para sua clínica.
Redes sociais
Esses canais se tornaram verdadeiras plataformas de interação, onde os usuários podem tirar dúvidas, agendar consultas, dar feedbacks e muito mais. É fundamental estar disponível por lá, permitindo que os pacientes encontrem você e consigam entender um pouco mais sobre tratamentos, profissionais e outros detalhes de forma mais direta.
E-mail marketing
É uma excelente alternativa para se comunicar diretamente com os clientes e criar uma boa relação. É possível confirmar agendamentos de horários, lembrar sobre consultas que estão por vir ou as preventivas, dar assistência pós-atendimento etc.
Monitoramento
Após colocar tudo em prática, é hora de monitorar suas ações. Identifique as métricas necessárias para controlar o que está sendo feito e os resultados que está levantando. Uma dica é avaliar questões como:
- indicadores de agendamentos;
- satisfação dos pacientes;
- proporção de pacientes que abandonam o tratamento;
- engajamento nas mídias;
- quantos novos pacientes chegam todos os meses etc.
Quais os cuidados na hora de divulgar os serviços?
Se você está pensando que o marketing é apenas o conjunto de táticas estruturadas, está enganado. É preciso ter cuidados com relação às normas especificadas pelo Manual da Publicidade Médica, criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Fique atento ao publicar fotos de antes e depois de procedimentos, não se apresente como a melhor clínica de forma direta, evite falar dos seus equipamentos como vantagem competitiva, não divulgue preços e não dê consultas online pelas redes sociais, por exemplo.
O ideal é ter uma agência parceira para executar suas estratégias. Essa medida garante que tudo seja feito com ética, além de não sobrecarregar os profissionais da sua instituição com a parte de divulgação.
Agora você já sabe tudo sobre marketing para clínicas. No entanto, o assunto é extenso e vale a pena estudar ainda mais para destacar-se no mercado do jeito certo e construir um negócio de sucesso.
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