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O investimento em marketing para clínicas não é uma opção: é fundamental criar ações de comunicação para conversar com o público e ganhar visibilidade no mercado da sua especialidade. Nesse cenário, ter um conjunto de ações eficientes e dentro da ética é a peça chave para construir um empreendimento de sucesso.

São elas que ajudam a atrair novos pacientes, fidelizar e melhorar os resultados mês a mês. Então, se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir como é a divulgação para instituições de saúde, continue a leitura!

 

O que é o marketing médico?

Basicamente, trabalha com a criação e comunicação de mensagens para os pacientes por meio da estruturação de estratégias que entregam cada vez mais valor. Ou seja, é muito mais do que uma simples propaganda a respeito da clínica.

O conjunto de ações bem planejadas ajudam a apresentar seus serviços ao público, dando destaque para o seu diferencial competitivo e trabalhando para terem sempre a melhor experiência possível.

 

O que você precisa saber sobre o marketing médico para clínicas?

Alguns passos são essenciais para fazer um bom marketing para clínicas. Para ajudar a entender quais são eles, separamos cada um em detalhes, de modo que você identifique oportunidades de estratégias de comunicação para sua empresa.

 

Análise

O processo de marketing precisa ter um propósito. Estudar muito bem o cenário que sua instituição está inserida é o início para colher bons resultados no futuro, pois as ações serão baseadas em dados reais. Por isso, faça um levantamento das seguintes informações:

 

Público-alvo

Antes de mais nada, você precisa saber quais são os perfis de cliente que você tem, quais são seus comportamentos, que tipo de informação e conteúdo seus pacientes consomem, qual tipo de atendimento eles valorizam, etc.

Quanto mais você souber sobre eles, melhor, pois essas particularidades nortearão tudo o que será feito. Por isso, além de tudo mencionado, procure saber:

  • que tipo de linguagem eles usam;
  • em quais canais buscam por informação;
  • quais são suas maiores necessidades;
  • quais fatores são decisivos para optarem por uma clínica e não outra;
  • como a sua clínica pode ajudar cada uma dessas pessoas;
  • quais são os diferenciais competitivos que o seu público-alvo valoriza.

 

Dados internos

Observe quais são os gargalos que impedem o sucesso da sua empresa. Uma dica é levantar os pontos fracos e fortes, para identificar o que precisa ser trabalhado para melhorar e o que pode ser usado como diferencial competitivo.

 

Concorrência

Depois de avaliar sua clínica e o público, é hora de identificar quais são os seus concorrentes diretos e indiretos, para acompanhá-los. Saber que tipo de conteúdo estão sendo produzidos, quais são os comentários e o comportamento dos pacientes; é muito importante para encontrar possíveis erros e aprender a evitá-los.

 

Criação de estratégia

Com todas essas informações, é hora de criar o seu planejamento com as táticas certas, afinal, você sabe para onde direcioná-las, o que não fazer para não errar e o que precisa ser feito para ganhar destaque no mercado. Para isso, algumas sugestões são:

 

Website

O desenvolvimento de um bom plano começa com o site, que funciona como uma central sobre a empresa. Tudo aquilo que ela pode oferecer aos pacientes deve constar nessas páginas e é preciso ponderar questões como:

  • navegabilidade;
  • rapidez no carregamento;
  • clareza;
  • meios de contato;
  • capacidade de se adaptar às telas de dispositivos móveis.

 


 

Blog

Junto ao site é essencial produzir conteúdos de qualidade em um blog. Quando os pacientes sentirem dúvidas sobre tratamentos, doenças, sintomas e outros assuntos da sua área, podem ter acesso a informações úteis e confiáveis, o que traz credibilidade para sua clínica.

 

Redes sociais

Esses canais se tornaram verdadeiras plataformas de interação, onde os usuários podem tirar dúvidas, agendar consultas, dar feedbacks e muito mais. É fundamental estar disponível por lá, permitindo que os pacientes encontrem você e consigam entender um pouco mais sobre tratamentos, profissionais e outros detalhes de forma mais direta.

 

E-mail marketing

É uma excelente alternativa para se comunicar diretamente com os clientes e criar uma boa relação. É possível confirmar agendamentos de horários, lembrar sobre consultas que estão por vir ou as preventivas, dar assistência pós-atendimento etc.

 

Monitoramento

Após colocar tudo em prática, é hora de monitorar suas ações. Identifique as métricas necessárias para controlar o que está sendo feito e os resultados que está levantando. Uma dica é avaliar questões como:

  • indicadores de agendamentos;
  • satisfação dos pacientes;
  • proporção de pacientes que abandonam o tratamento;
  • engajamento nas mídias;
  • quantos novos pacientes chegam todos os meses etc.

 

Quais os cuidados na hora de divulgar os serviços?

Se você está pensando que o marketing é apenas o conjunto de táticas estruturadas, está enganado. É preciso ter cuidados com relação às normas especificadas pelo Manual da Publicidade Médica, criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Fique atento ao publicar fotos de antes e depois de procedimentos, não se apresente como a melhor clínica de forma direta, evite falar dos seus equipamentos como vantagem competitiva, não divulgue preços e não dê consultas online pelas redes sociais, por exemplo.

O ideal é ter uma agência parceira para executar suas estratégias. Essa medida garante que tudo seja feito com ética, além de não sobrecarregar os profissionais da sua instituição com a parte de divulgação.

Agora você já sabe tudo sobre marketing para clínicas. No entanto, o assunto é extenso e vale a pena estudar ainda mais para destacar-se no mercado do jeito certo e construir um negócio de sucesso.

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