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Para um consultório ou clínica odontológica conquistar novos clientes todos os dias, é indispensável realizar ações e estratégias de marketing para dentistas. É notório a grande quantidade de consultórios particulares e clínicas de odontologia nas cidades e para se destacar da concorrência é bom contar com uma agência de marketing odontológico.

O mercado odontológico está em franco crescimento no Brasil e de acordo com o CFO (Conselho Federal de Odontologia, o setor é um dos que mais se destaca na área da saúde e há dez anos se destaca também por ser o único que apresenta superávit na balança comercial e ocupa a 4° posição no mercado de higiene bucal mundial.

Esse resultado se deve muito ao fato do número de pessoas que se preocupa com a saúde bucal ter aumentado de forma crescente. Uma pesquisa do CFO revelou que nove a cada dez brasileiros declararam ser muito importante ir regularmente ao dentista e 72% costumam ir ao menos uma vez por ano.

De acordo com os dados da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos que apontam que cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de próteses dentárias são colocadas em pacientes por todo o país e a ortodontia leva 12 milhões de brasileiros a consultar o dentista para correções na arcada dentária, melhorar a qualidade de vida e a estética.

Marketing para Dentistas

Como vimos nos números acima, a concorrência no setor da odontologia é grande, contudo a possibilidade de conquistar novos pacientes também, perante a grande quantidade de pessoas que buscam tratamentos dentários anualmente, seja para higiene bucal, tratamento de problemas ou simplesmente para estética.

Com essa possibilidade grande de alcançar muitas pessoas que buscam dentistas todo ano, o marketing odontológico se tornou muito eficaz para os consultórios e clínicas de odontologia divulgarem seus serviços. Como as ferramentas estão cada vez mais integradas e interativas na vida das pessoas (redes sociais, blogs, mensagens instantâneas), utilizar-se destes recursos se tornou essencial para os dentistas alcançarem o maior número de clientes. 

No entanto, o marketing digital consistem em uma série de métodos, metodologias, ações e estratégias para divulgar os serviços de uma empresa e alcançar resultados eficientes. Como o marketing digital é tão presente e atuante no cotidiano das pessoas, pode ser aplicado nas mais variadas esferas, inclusive, no segmento da odontologia.

Vantagens do Marketing digital para Dentistas

Uma das muitas e grandes vantagens do marketing digital para dentistas é a redução de custos envolvendo publicidade e divulgação do consultório ou da clínica. Os valores de investimento online são considerados baixos perante os meios tradicionais como TV, rádio, outdoor e outros, além de alcançar um maior número de pessoas de forma segmentada e acompanhar o resultado em tempo real das ações de marketing para dentistas.

Com o acompanhamento destes resultados, é possível saber quais locais dos que estão sendo anunciados, tem obtido melhores resultados, quais locais estão tendo maior gasto sem retorno, quais regiões buscam mais os seus serviços, quais horários as pessoas procuram maios por dentistas, além de outros dados relevantes quem podem beneficiar sua clínica ou consultório odontológico.

Com esses resultados em mãos, as ações de marketing podem e devem ser planejadas de forma mais assertiva e direcionada, trazendo muito mais clientes para sua empresa com menor investimento realizado. Vale lembrar que é importante não considerar o marketing digital odontológico como um gasto e sim como um investimento para seu consultório ou clínica.

Como hoje em dia uma grande parte da população está conectada diariamente à internet e, na maioria das vezes, quase todo instante, o dentista que faz uso do marketing digital mantém canais constantes de comunicação com os seus pacientes e, inclusive, potenciais clientes.

Como divulgar um consultório de dentista?

Como mencionado acima, para vencer a concorrência e conseguir um lugar de destaque na preferência dos pacientes de odontologia, está cada vez mais difícil. São muitos concorrentes atuando sob regras restritivas do CRO. Por isso, é fundamental que a sua clínica odontológica tenha o suporte correto de uma agência de marketing para ganhar destaque no mercado e atingir mais clientes em potencial. Mas como atrair pacientes para consultório odontológico?

A agência Kardan vem se especializando no atendimento a clínicas e consultórios médicos para oferecer os melhores resultados de forma ética e em acordo com os conselhos regionais e federais. Desta forma, conseguimos entregar resultados que chegam a corresponder a mais de 90% de consultas de novos pacientes de uma clínica a cada mês.

Para atingir estes resultados traçamos ações e estratégias de marketing para consultórios odontológicos bem definidas de acordo com o público-alvo. E como sua clínica ou consultório pode conquistar os mesmos resultados? Ou como captar clientes para clinica odontológica? Através dos principais pontos mencionados abaixo:

Marketing Digital

O Marketing Digital para dentistas já é amplamente utilizado para captação de pacientes na odontologia e de bastante relevância dentro do atual contexto do empreendedorismo. O marketing digital proporciona uma infinidade de possibilidades para a propaganda de um consultório odontológico, não apenas no sentido de divulgar os seus serviços, mas também por estabelecer uma maior interação com os seus pacientes. Vejamos algumas formas úteis e extremamente importantes que todo consultório ou clínica devem priorizar:
 

Site

Um site é a vitrine de uma empresa na internet e ter um site para dentistas é de suma importância para ser encontrado por possíveis clientes. Mas desenvolve-lo ele de tal forma que ele apareça no Google para a consulta que seu cliente fizer, é fundamental. Esta tática de posicionamento pode fazer toda diferença no resultado da conquista de novos pacientes. Portanto tenha um site odontológico com um design atraente, fácil navegação e otimizado para aparecer nos buscadores.
 

Links patrocinados ou anúncios pagos

Os links patrocinados são aqueles resultados da busca em sites como o Google em destaques com a palavra “anúncio” que aparecem no topo das páginas de pesquisa. São exibidos acima dos resultados orgânicos e geram tráfego qualificado para o site da sua empresa – quando bem configurados e planejados. Além das pesquisas no Google este formato de divulgação permite gerenciar a exibição de anúncios em sites parceiros do Google e no YouTube em formato de banners. Os links patrocinados para dentistas são uma ótima maneira de atrair público para seu site.
 

Redes sociais

Redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn ou mesmo o Youtube podem ser exploradas para destacar técnicas, tratamentos e cultivar relacionamentos com atuais clientes e clientes em potencial. A gestão de redes sociais para dentista deve ser planejada de forma organizada para manter um cronograma de postagens coerentes com o público alvo e manter uma padronização da identidade visual da sua empresa. Aqui as expectativas devem ser muito mais focadas em gerar conversões do que em obter grande quantidade de likes e seguidores.
 

Email marketing

Email marketing para dentistas é umas das formas de manter sempre a marca da sua empresa na lembrança dos clientes atuais e alcançar aqueles que ainda não são clientes. Através de uma lista de emails já existente do seu software odontológico ou de uma lista nova usada para captar novos clientes, pode se enviar emails informativos, educacionais, comemorativos e lembretes de consultas para seus pacientes.
 

Inbound marketing

Através da utilização da metodologia Inbound marketing para dentistas, o consultório ou clínica odontológica pode oferecer aos possíveis clientes diversos materiais informativos a respeito de determinados assuntos, ganhando em troca o email deste cliente para que possa manter um relacionamento mais próximo e constante através do envio de emails com novos materiais de seu interesse.

Agora que você percebeu como divulgar um consultório ou clínica odontológica é importante, invista nos recursos certos para atrair mais pacientes e valorize o relacionamento com seus clientes.

Se você gostou desta matéria e lhe foi útil, continue enriquecendo o seu conhecimento sobre o assunto e baixe o nosso guia com 5 dicas para atrair mais pacientes para a sua clínica. Nele, falamos mais sobre marketing e abordamos pontos fundamentais para o seu sucesso e como divulgar uma clínica odontológica.

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