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Sem dúvidas, uma das maiores dificuldades que um psicólogo — e uma boa parte dos profissionais da área médica em geral — enfrentam quando abrem seu próprios consultórios ou clínicas, é o desafio de conquistar novos clientes. Uma forma eficaz de garantir maior visibilidade para sua empresa e falar diretamente com seu público alvo e conquistá-lo, é através de ações e estratégias de marketing para psicólogos.

O marketing médico tem se tornado um grande aliados dos profissionais da saúde, como os psicólogos. Através de estratégias de marketing para psicólogos, muitos empreendedores que abrem seus consultórios ou clínicas de psicologia tem obtido resultados satisfatórios logo nos primeiros meses de atuação. No entanto, essa realidade tem sido constatada para aqueles que realmente criam ações e estratégias reais de marketing, pesquisando seu público alvo, elaborando campanhas segmentadas com foco total na captação de clientes.

A publicidade para psicólogos é um recurso extremamente útil e necessário para conquistar novos pacientes, porém é necessário dar atenção também para a retenção de clientes, ou seja, para aqueles que já são clientes da sua empresa.

Marketing para psicólogos. Existe?

Ações de marketing estão presentes em praticamente todas as áreas de atuação e ramos de atividade. Através do marketing, as empresas e profissionais autônomos conseguem divulgar seus produtos ou serviços e assim vendê-los para pessoas que necessitam do que está sendo oferecido. E na psicologia não é diferente; o marketing para psicólogos é um conjunto de ações e estratégias voltadas para divulgar os serviços de um psicólogo para sociedade, a fim de atrair pacientes e manter aqueles que já estão em contato com a empresa.

No entanto, mesmo tendo os métodos, ferramentas e metodologia iguais de divulgação que outros ramos de atividade, o marketing para psicólogos tem suas peculiaridades, afinal a área foco, a Psicologia, lida com pessoas que estão muitas vezes vulneráveis emocionalmente. É preciso, portanto, manter a empatia, a ética e o profissionalismo, seja na linguagem escrita ou nas imagens dos anúncios.

Através de ações de marketing para psicólogos é possível educar os clientes sobre os problemas que possuem e, com isso, tornar-se referência na sua área de especialização, divulgar seus serviços de forma online, sem ferir as regras do Conselho Federal de Psicologia, e atrair mais pacientes.

Como conquistar mais pacientes para clínica de psicologia

A conquista de novos clientes, como dissemos acima, é um dos grandes desafios dos empreendedores e pode ser analisado sob diversos aspectos para que o gestor tenha sucesso na conquista de pacientes. É importante que o profissional avalie alguns pontos de sua empresa para que a tarefa tenha os melhores resultados possíveis, gerando pacientes recorrentes e fidelizando-os.

Analise seu negócio

Para começar, é importante fazer uma análise do seu próprio negócio, como montar um planejamento estratégico de marketing, definir público alvo, avaliar como será feito o atendimento, as formas de publicidade e as ferramentas que irá utilizar para chegar até o cliente, dentre outros diversos aspectos. Através desta análise inicial, você definirá um rumo para que sua empresa siga e caso saia do planejado, tenha como direcionar para o caminho certo através do que foi definido desde o início.

 

Defina seu público alvo

Muitas empresas ou mesmo profissionais autônomos em seus consultórios, tem a tendência de realizar o atendimento para todos os tipos de públicos, acreditando que quanto mais clientes, mais irá lucrar. No entanto, esse pensamento pode trazer algumas consequências ruins para o negócio, haja visto que, quanto mais focado você estiver em atender um determinado grupo, maior será a sua especialização nessa área e mais fácil será tornar o seu nome ou sua marca, uma referência no seu mercado de atuação.

Quando ocorre do profissional ou empresa tentar atender a todos e ter um perfil mais generalista, corre-se o risco de passar ao paciente a impressão de que não conhece nenhum assunto com clareza e autoridade, sendo assim, ele acaba não agradando ninguém. Portanto, descubra com qual público vai trabalhar e você terá mais chances de conquistá-lo.

 

Avalie e conheça os seus concorrentes

Após definir seu público alvo e ter em mente o perfil ideal de paciente sua empresa atenderá, conheça seus concorrentes. É muito importante fazer uma análise de como atuam seus principais concorrentes para aprender com seus erros e acertos e então se diferenciar no mercado. Entenda que você não irá copiá-los e fazer o mesmo que fazem, mas de perceber como você pode oferecer uma experiência melhor para os seus pacientes, aperfeiçoando o que já está disponível no mercado e descartando o que definitivamente não funciona.

Além disso, um fator muito importante a ser levado em consideração na hora de conhecer seus concorrentes, é a precificação. Quais os valores sua concorrência está praticando? Os valores cobrados por você estão na média, muito acima ou muito abaixo daqueles cobrados no mercado em geral? Seus concorrentes diretos e mais próximos: que diferenciais apresentam aqueles que cobram muito mais que você e possuem um grande número de pacientes? O que é possível aprender com eles?

A precificação deve ser analisada de forma criteriosa, já que preços muito abaixo do mercado, ao contrário do que se pode imaginar, podem até atrair alguns clientes em um primeiro momento, mas como estratégia de longo prazo, costumam afastá-los e, além de ser prejudicial ao mercado como um todo, pode estar prejudicando sua imagem como profissional ou sua marca. Se você especializou-se em sua área, investiu em um bom consultório ou clínica e pode apresentar bons resultados, nada mais justo do que cobrar um preço condizente com tudo que oferece.

 

Invista em marketing para psicólogos

Depois de todo o planejamento e análise do seu negócio, conhecer sua concorrência, definir os preços e seu público alvo, é necessário investir em marketing, principalmente em marketing digital para psicólogos. Aí você pode se perguntar: eu trabalho super bem, sou ótimo profissional, preciso mesmo investir em marketing digital? A resposta é sim. Você sabia, por exemplo, que 77% dos pacientes buscam um profissional da área médica no Google antes de marcar uma consulta? Não adianta fazer um ótimo trabalho se os seus potenciais clientes não souberem disso. Portanto, é uma excelente ideia aumentar ou iniciar sua presença online e investir em marketing digital para psicólogos.

Você pode começar com o básico, tendo um site com design atraente com a identidade visual da sua marca e sendo compatível para visualização em celulares, tablets e computadores. Além disso, a presença nas redes sociais é extremamente importante para que você possa alcançar potenciais clientes e se relacionar com eles, seja respondendo a perguntas ou mesmo postando informativos a respeito do seu trabalho.

Assim como as redes sociais, um blog é outro ponto a ser levado em consideração para você possa se posicionar como autoridade em sua área. Através do blog, é possível criar conteúdos relevantes e de interesse público, onde as pessoas irão pesquisar quando tiverem dúvidas e encontrarão o seu site através do seu conteúdo. Desta forma, além de estar ajudando a sociedade em geral, você estará se tornando referência na área de psicologia e sempre que alguém pesquisar por profissionais com sua especialização, o Google irá mostrar o teu site como referência, trazendo assim mais pacientes para sua empresa.

Uma ajuda profissional

Conquistar novos pacientes para seu consultório ou clínica de psicologia exige um grande esforço, mas que se mostra recompensador ao longo do tempo. Esse desafio enfrentado por muitos profissionais da área médica, transformará sua pessoa não apenas em um profissional melhor, mas em uma pessoa melhor, haja visto que durante o período, você investirá em aperfeiçoamento e capacitação para compreender melhor o mundo dos negócios.

Contudo, se você precisa de resultados reais e satisfatórios para sua empresa, conte com uma agência especializada em marketing médico, que conhece as peculiaridades e as limitações impostas pelos conselhos regionais e federais para realização de publicidade para psicólogos.

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