O Facebook tem se firmado como uma ferramenta aliada para os profissionais da saúde. É praticamente lei ter uma página nessa rede social, mas devido aos concorrentes e as mudanças recorrentes da própria plataforma nos últimos tempos, será que o Facebook ainda pode trazer resultados para médicos?
Muitas pessoas acreditam que a plataforma esteja em decadência perante as outras que estão surgindo, mas o número de usuários conectados diz ao contrário. Não estar presente aí, é o mesmo que não existir para todas essas pessoas e, para os profissionais da área, esse pode ser um ponto negativo, afinal, quem não é visto, não é lembrado.
Pensando nisso, separamos algumas informações para responder a pergunta inicial deste artigo e ajudar você a entender melhor o assunto, além de ter um bom posicionamento digital. Quer saber tudo? Confira as dicas a seguir e descubra:
Por que os médicos devem estar no Facebook?
O Facebook é hoje a maior rede social do mundo, com mais de 2,5 bilhões de usuários cadastrados. Isso significa que existem vários públicos para serem explorados dentro da plataforma, até mesmo pacientes atuais e futuros.
O interessante desta mídia para os médicos, é que pelo seu grande número de pessoas conectadas, permite que eles tenham mais visibilidade e tornem-se referência por meio de conteúdos informativos para os seguidores. Assim, é uma ferramenta que, se usada com coerência e estrategicamente, pode trazer retornos significativos para todos os envolvidos.
O Facebook ainda pode trazer resultados para médicos?
Apesar da concorrência das outras redes sociais, o Facebook ainda continua sendo muito útil para os clínicos, com relação ao reconhecimento por parte dos clientes que ainda não conhecem a reputação do profissional.
Hoje, antes de agendarmos uma consulta, buscamos o nome do médico no Google ou Facebook para saber a avaliação dada pelos outros pacientes. Ou seja, não estar presente nesses lugares, não cria uma relevância, considerada essencial na hora da escolha do médico. Portanto, um bom posicionamento online é muito relevante e pode render uma agenda sempre cheia.
No entanto, é preciso considerar o funcionamento nesse meio de comunicação para que ele possa ser benéfico. Afinal, não saber o objetivo e possíveis estratégias que podem ser elaboradas levam ao erro ou má atuação.
Como o Facebook pode ajudar a trazer resultados?
Ainda tem dúvidas de que o Facebook pode trazer bons retornos para sua clínica ou consultório? Veja a seguir, como ter um bom desempenho de forma orgânica e/ou por meio de investimentos:
Conteúdo orgânico
Conteúdo criativo e interessante é a estratégia mais utilizada atualmente pelo seu poder de atingir objetivos a longo prazo. Isso porque se você oferece informações úteis aos seguidores, eles começam a acompanhar espontaneamente as futuras dicas, interagindo e criando um relacionamento duradouro.
Para isso, basta criar posts em que a audiência consegue ver valor, como dicas para facilitar o dia a dia. Entretanto, essas publicações devem ser constantes para permanecer com a marca viva na mente dos consumidores e eles lembrarem no momento que precisarem dos serviços.
Mídia paga
Para garantir espaço no feed de notícias do público-alvo, é preciso investir em mídia paga, mesmo que o alcance orgânico seja bom. Essa verba ajuda a direcionar melhor o nome no mercado e atingir especificamente quem está propenso a ser um paciente. A razão para esses ganhos está no poder da segmentação que os anúncios oferecem para obter mais visibilidade, interatividade e engajamento.
A divulgação deve ter uma imagem bastante criativa e atrativa, com uma pequena legenda otimizada para direcionar as pessoas a outros canais, como site ou WhatsApp. Tudo isso é indispensável para que os profissionais consigam aumentar sua agenda de pacientes.
Com todas essas informações, podemos concluir que o Facebook ainda pode trazer resultados para médicos, basta ter um bom planejamento para se posicionar de maneira em que a plataforma possa trazer resultados. Mas é importante ressaltar que, mesmo com o meio sendo muito eficaz, não se deve ancorar todas suas ações apenas nele, mas sim em um conjunto de canais.
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