Ter a própria empresa é o sonho de muitos empresários da saúde, mas para sobreviver no mercado é necessária uma boa divulgação. Nesse momento, surge a dúvida: o que considerar ao fazer o marketing para clínicas?
Afinal, a concorrência nessa área é grande e exige atenção na hora de apresentar sua marca e seus serviços ao seu público. Para obter novos pacientes, é indispensável pensar nessas questões. Nesse artigo, você confere algumas estratégias que precisam ser levadas em conta na hora de divulgar sua empresa. Ficou curioso? Confira tudo a seguir e coloque em prática quanto antes!
Público-alvo
O público-alvo é o que norteia suas decisões no marketing. É muito importante conhecer as suas necessidades para se divulgar como uma instituição que eles buscam e precisam para resolver seus problemas.
O ideal é focar nos moradores da região em que você está instalado para começar a atender os interesses deles à princípio. Conforme seu nome/marca cresce no mercado, é possível tentar captar clientes de outras localidades.
Identidade visual
Sem uma boa imagem fica mais difícil transmitir sua marca para as pessoas. Construa uma identidade visual marcante, com cores e um logotipo que refletem o seu posicionamento no mercado, como especialidade e público.
As pessoas costumam associar elementos visuais a determinadas empresas e isso ajuda muito na divulgação dos seus serviços. Assim que notarem o seu conceito em alguma publicação na internet, as chances de se lembrarem da empresa são altas.
Site médico
É quase impossível iniciar o seu marketing e negligenciar a construção de um site médico. Por meio de um site, você consegue informar os usuários sobre tudo relacionando à sua instituição, desde atendimentos, convênios, tratamentos, história e muito mais.
O comportamento dos pacientes mudou ao longo do tempo. Agora, é frequente a busca por sintomas, especialistas e soluções para resolver o que incomoda. Nesse sentido, estar disponível para ser encontrado durante essas pesquisas é uma ótima oportunidade para converter.
Redes sociais
O relacionamento com a audiência é a base para ganhar a confiança dela e ainda atingir outros objetivos. Como as redes sociais são canais excelentes para criar conexões, considere criar páginas nos principais em que seu público está presente.
E não podemos deixar de mencionar que esse é o caminho para aumentar sua visibilidade e autoridade. Você pode disseminar conteúdos sobre seu nicho e dar dicas úteis para o dia a dia, mostrando que tem conhecimento na área que atua para um grande número de usuários.
Prova social
As pessoas confiam muito no que outras dizem. Por isso, considere criar um ambiente favorável para seus pacientes atuais darem o feedback sobre o seu atendimento de modo público em suas mídias digitais. Como você não pode obrigá-los, a estratégia é envolver toda sua equipe para ser cordial a ponto dos pacientes julgarem necessário comentar sobre a experiência que viveram dentro da sua clínica.
Tráfego pago
Se você pensa em progredir de forma rápida, precisa considerar o investimento em anúncios pagos no Google Ads e no Facebook Ads. Ambas são ferramentas poderosas para atingir um público segmentado pagando pouco em comparação a outras mídias como rádio e televisão.
Portanto, separe um orçamento para fazer links patrocinados e impulsionar seus posts nas redes sociais. Afinal, não é possível depender apenas do tráfego orgânico para sobreviver no mercado, principalmente se precisa de resultados imediatos.
Comunicação pré e pós atendimento
O marketing deve sempre fazer com que o cliente se sinta especial e protegido. Por isso, as ações devem completar desde o primeiro contato até o pós atendimento. Antes do cliente agendar uma consulta, ofereça total atenção a ele, tire suas dúvidas, proporcione facilidades e muito mais. Após sair da sua clínica, envie informações úteis com periodicidade por e-mail, realize pesquisa de satisfação etc.
Agora você já sabe o que considerar ao fazer o marketing para clínicas. Não é uma tarefa fácil e exige muito conhecimento para começar seu planejamento da maneira correta e agir da melhor forma. Se você quiser saber mais informações e dicas sobre marketing, continue aqui no blog da Kardan!