A realização de um planejamento de marketing para clínicas que estão iniciando é mais que essencial nos dias de hoje. O documento direciona as tomadas de decisões de forma mais eficiente em busca dos objetivos e metas.
Nas faculdades, é comum não ter o preparo para divulgar seus serviços clínicos, mas isso não anula a importância de estruturar estrategicamente o relacionamento com o paciente com personalização na hora de abrir sua própria empresa.
Definir desde o público até as formas de avaliar cada ação, torna os processos melhores e trazem resultados mais previsíveis. Para entender melhor, continue a leitura e saiba mais informações sobre o assunto!
Por que fazer um planejamento de marketing para clínicas?
A internet se tornou um espaço de divulgação para diversas clínicas, o que aumentou a concorrência. As ações não podem ser mais feitas de qualquer maneira e precisam ser mais intensas e, sobretudo, segmentadas para o público-alvo.
Com uma análise aprofundada sobre os problemas internos e externos, o planejamento permite controlar melhor a qualidade do seu atendimento, obter indicadores para a criação de estratégias, captar e fidelizar pacientes.
Sem mencionar que os seus investimentos serão mais assertivos, pois é baseado em dados reais, centralizando as tarefas para atingir o que realmente importa: seus objetivos e a audiência definida.
Como funciona o planejamento de marketing de abertura de clínicas?
Agora que entende porque precisa de um plano de marketing para sua clínica que está abrindo, vamos falar sobre como funciona em relação ao passo a passo. Acompanhe!
Briefing do projeto
Inicia-se sempre com a realização do briefing, que verifica as necessidades de ações referentes à identidade visual, posicionamento virtual e estrutura necessária para oferecer um bom atendimento aos pacientes em todos os ambientes disponíveis.
Basicamente, é a análise de como está a situação atual para sua clínica começar da maneira certa, com um bom branding e comunicação. Para isso, pode ser necessário fazer levantamento de dados sobre:
- público-alvo;
- concorrentes;
- objetivos;
- mercado de atuação.
Desenvolvimento das estratégias de marketing
Para lançar sua instituição da maneira certa, é preciso identificar as oportunidades de negócios e criar ações para aproveitá-las ao máximo. A escolha das ações serão importantes para criar a sua posição de destaque no mercado, por isso, fique atento:
- aos canais: precisam ser selecionados conforme o público que acessa eles, para acontecer o engajamento e relacionamento.
- ao conteúdo: os assuntos e linguagens definidas ajudam a se aproximar dos pacientes, atraindo e fidelizando através das dúvidas sanadas.
- ao tráfego: não opte apenas pelo tráfego pago ou orgânico, explore ao máximo as ferramentas de ambas as alternativas.
Cronograma
Após traçar as estratégias ideais para sua empresa, é hora de definir os prazos para implementação dos processos predefinidos. É muito importante que eles estejam de acordo com a realidade, pois estabelecer um cronograma muito curto na ânsia de abrir logo seu empreendimento pode colocar o planejamento em perigo.
Na hora de criar esse documento, coloque datas, responsáveis, tarefas, motivos e status de cada ação feita. Assim, se você estiver trabalhando em equipe, todos saberão o que está acontecendo em tempo real, principalmente se uma atividade influencia a outra.
Monitoramento
O objetivo do planejamento é cuidar da jornada do paciente, considerando seu retorno para novas consultas. Então, nada mais coerente do que monitorar tudo o que é feito, para entender o que pode ser evoluído ou mesmo pausado.
Para cada estratégia traçada há uma meta a ser seguida. A partir disso, crie formas de mensurá-las para entender de que maneira estão trazendo resultados. Por exemplo, se você deseja se relacionar com sua audiência, meça o engajamento nas publicações.
Como a Kardan pode ajudar no seu planejamento?
Se você está iniciando agora no mercado, precisa de parceiros experientes para traçar o seu plano desde o primeiro passo até os últimos estágios. Pode parecer fácil colocar todas as ideias no papel e executá-las depois, mas exige conhecimento para entender quais fazem mais sentido para a realidade que está inserido.
A Kardan possui uma equipe qualificada para criar, colocar em prática e mensurar cada ação, pensada para sua instituição de saúde. Por isso, conte conosco para se posicionar na sua área de forma inteligente e tenha bons resultados!
Entendeu como funciona o planejamento de marketing para abertura de clínicas e como é importante para os profissionais recém-formados? Essas são apenas algumas informações desse documento tão rico e importante para a atuação no segmento.
Converse conosco e saiba como nossas soluções são ideais para seu estabelecimento crescer!