Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Uma clínica ou um consultório pode fazer marketing? Médicos podem divulgar seus serviços? Por que um médico precisa fazer marketing? Se você tem alguma dúvida, sobre o que pode e o que não pode ser feito, esse artigo contém informações valiosas pra você!

Muitos médicos particulares, que já possuem seus consultórios e estão há tempos no mercado, por vezes acabam perdendo grandes oportunidades de conquistar mais pacientes e consequentemente obter melhores lucros, por não saber trabalhar com marketing ou simplesmente por não achar necessário fazer.

Há também os recém-formados, que após concluírem seus estudos e decidirem abrir seus consultórios particulares, dão todo foco em exercer bem a profissão, que acabam esquecendo de divulgar seu trabalho e com isso não conseguem muitos pacientes no início.

Para ambos os casos, a necessidade de divulgar seu consultório e tornar seu nome conhecido é tão importante quanto exercer bem profissão, pois de nada adianta ser um ótimo médico e não ter pacientes. Por isso, vamos lhe mostrar porque um médico precisa fazer marketing e como ele deve começar para ganhar pacientes novos todos os dias!

Antes de tudo: as regras da publicidade médica

Em inúmeros casos, médicos particulares, proprietários de consultórios enxergam o marketing exclusivamente como uma forma de publicidade. É comum, de fato, que o chamado marketing médico seja estereotipado como autopromoção ou mesmo uma prática antiética. Porém, para os que ainda pensam desta maneira, é muito provável que estejam perdendo a oportunidade de aumentar substancialmente o seu volume de atendimentos.

Há diversas atividades que podem ser consideradas “boas práticas” na publicidade médica, como planejamento estratégico, relação pós-consulta, dentre outras. Em contrapartida, também existem ações que são consideradas antiéticas, como é o caso da publicidade avulsa sem base em uma estratégia de marketing bem elaborada, a autopromoção e a utilização de imagens antes/depois de pacientes por exemplo para divulgar seus serviços.

Ser competente e ter um excelente atendimento e cuidado com os pacientes continuam a ser fatores decisivos para manter um consultório cheio. Da mesma forma, o investimento na formação acadêmica e o cuidado com a estrutura física da clínica são sem sombra de dúvidas, requisitos essenciais para se conquistar espaço e diferencial em um mercado super concorrido. Por outro lado, todos esses esforços não significam muito se o profissional não consegue atrair pacientes e/ou aumentar o seu número de consultas – e é aí que a importância de um marketing médico bem feito faz toda a diferença. Portanto, médico precisa fazer marketing.

Mesmo hoje, com a Internet tão consolidada e disseminada no dia a dia, é comum que profissionais da saúde associem estratégias de publicidade e marketing a algo negativo, sensacionalista ou mesmo vetado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A verdade, no entanto, é que é perfeitamente possível lançar mão de um marketing médico ético e que traga excelentes resultados.

As limitações do CFM

O Conselho Federal de Medicina de fato regulamenta as práticas de divulgação para profissionais da área (com o objetivo de estabelecer limites que preservem a ética e a respeitabilidade inerentes à profissão), mas em nenhum momento proíbe a divulgação de um trabalho médico sério e responsável.

Em resumo, a boa notícia é que é completamente possível apostar em estratégias muito eficientes de marketing sem comprometer a ética e os limites legais. Mesmo porque o próprio CFM conta com uma cartilha para instruir os profissionais a investirem em um marketing correto, o Manual de Publicidade Médica do CFM.

Antes de partir para qualquer estratégia de marketing médico, é preciso conhecer o que não pode ser feito para que a sua imagem não seja prejudicada, mantendo a sua credibilidade, acima de tudo. Confira abaixo alguns artigos sobre as regras do CFM:

Os primeiros passos para iniciar o marketing médico

Não saber “como fazer” ou “como começar”, pode tornar as fases iniciais da implementação das estratégias de marketing um tanto confusas para profissionais da saúde. Dúvidas de como divulgar um consultório médico ou como fazer marketing para médicos podem vir a tona. Por este motivo, algumas dicas são fundamentais para evitar que você fique “atirando no escuro” no primeiro momento.

Como dissemos, o marketing médico pode trazer resultados excelentes, mas só se estruturado de maneira planejada. Resultados satisfatórios não serão conquistados de forma milagrosa ou da noite para o dia. É aí que buscar capacitação e apoio em quem entende se faz tão importante. Para que você como médico não perca tempo e esforços nos primeiros passos, segue algumas dicas:

Avalie a concorrência

Saber o que os outros profissionais do seu segmento e da sua região estão fazendo em termos de divulgação, quais estratégias estão utilizando e se estão obtendo resultados: realizar um “mapeamento do mercado” é importante para que você saiba onde se posicionar em relação à concorrência e como pode investir em diferenciais para se destacar de maneira positiva e aproveitar as oportunidades que a concorrência não está explorando.

Esta, aliás, é uma boa forma de medir o quanto você precisa investir para ter um mais pacientes em seu consultório. Caso seus concorrentes não possuam ações de relevância, melhor ainda – sua oportunidade é maior.
 

Conheça seu público

Uma das palavras-chave mais essenciais no mundo do marketing é “público-alvo”. Se você não conhecer quem você deseja alcançar (e principalmente se não conhecer os hábitos, comportamentos e demais características, não há estratégia traga resultados positivos.

Ao conhecer as necessidades e o perfil dos seus pacientes, você tem maiores chances de obter resultados positivos para suas ações. Além disso, um marketing bem direcionado em geral se mostra muito mais eficaz e barato. A dica, então, é identificar as demandas dos possíveis pacientes na região em que você atua para elaborar uma campanha segmentada e que atinja um público alvo certeiro.

Para dar um exemplo: um oftalmologista em Joinville que foca seus esforços em pessoas que usam óculos tem muito mais chances de sucesso do que aquele que simplesmente veicula seu consultório para qualquer público.
 

Aproveite a tecnologia

Sabemos que a vida de médico é corrida e muitas vezes não sobra tempo para realizar outras tarefas mais burocráticas, sejam elas administrativa, financeira ou mesmo de marketing. Por isso, contar com a tecnologia é sempre uma boa alternativa. Não é necessário criar tudo do zero e realizar todo o trabalho sozinho, mas pode ter o apoio de soluções focadas nas demandas específicas do segmento médico e softwares que podem auxiliar em suas estratégias de marketing.

O RD Station é uma plataforma completa que permite executar projetos de atração de visitantes, geração de Leads, relacionamento de pré e pós venda através de mídias sociais, email marketing e páginas web, além de uma análise completa de dados e métricas relevantes para seu negócio.

O RD Station é um software da empresa Resultados Digitais, uma empresa focada em ajudar empresas de todos os portes a entender e aproveitar os benefícios do marketing digital, conseguindo resultados reais e permanentes para seus negócios.

Em outras palavras, para operacionalizar todas as ações descritas de forma ágil e integrada, utilizamos como ferramenta de apoio o RD Station, um software para gestão de marketing e vendas capaz de automatizar diferentes ações desde a atração a retenção de clientes.
 

Conte com uma agência especialista em marketing médico

Ter noções básicas de marketing é recomendado para que você possa elevar seu consultório a outro patamar. A ideia não é que você se torne um especialista no assunto, mas que você adquira ao menos algum conhecimento básico sobre as principais noções e ferramentas. A capacitação é importante para que você saiba o que está fazendo e tenha alguma bagagem para contratar as soluções e os serviços certos e colocar a estratégia em prática.

Por isso, nós da agência Kardan em Joinville somos especialistas em marketing médico; desenvolvemos estratégias de marketing tradicional e marketing digital para o seu perfil profissional, clínica ou consultório. Se sua empresa já tem presença online ou gostaria de ter, fale conosco antes de fechar qualquer projeto. Temos grande experiência na área da saúde e conseguimos direcionar seu projeto às suas necessidades; lembre-se: médico precisa fazer marketing.

5 estratégias de marketing médico para alcançar ótimos resultados

Ações de marketing tradicional, como anúncios em revistas especializadas, outdoors, anúncios em rádios e TV´s podem trazer resultados muito bons, todavia é inegável que as várias opções do marketing digital têm surtido um efeito melhor em termos de  abrangência, preço e praticidade.

Listamos 5 estratégias eficazes de marketing médico para alavancar seu consultório de forma ética e positiva:

Site médico otimizado para conversão

O site é o cartão de visitas do seu consultório na grande vitrine da Internet. Por isso, é necessário criar o site médico de maneira que esteja alinhado com a identidade visual do seu consultório; mas só isso não basta para atingir bons resultados: é preciso que o site médico seja otimizado e pensado para atrair novos pacientes, estando eles acessando de um computador, smartphone ou tablet.

Algumas dicas importantes para um site devidamente otimizado são:

  • Para determinados segmentos, ter um site para médicos em uma única página ou em estrutura one page, pode ser mais eficiente para focar a atenção do usuário nas informações que mais lhe interessam;
  • Disponibilizar todas as suas informações de contato de maneira clara e completa, além de opções de contato direto e rápido, como Whatsapp, chat, Facebook messenger ou outros;
  • Possibilitar o agendamento online de consultas diretamente pelo site. A opção representa uma facilidade para o paciente e uma vantagem para o profissional, que tende a aumentar seu número de atendimentos.

 

Marketing de conteúdo

Considerada uma das principais maneiras de atrair clientes na atualidade, o marketing de conteúdo para médicos oferece um grande retorno sobre o investimento (ROI). Na área da saúde em especial, é interessante pela autoridade que promove para o profissional, pois consolida sua imagem ao disponibilizar conteúdo útil e relevante sobre saúde para quem está buscando na internet.

Se você é um psicólogo em Joinville, por exemplo, pode dar dicas de como manter sua mente saudável e ficar bem consigo mesmo. Se é um pneumologista em Joinville, pode informar sobre métodos que melhoram a respiração. A forma mais recomendada é publicar esse conteúdo em um blog integrado ao site médico.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para se fazer uma publicidade ética e responsável, que prioriza muito mais as necessidades dos seus potenciais clientes e a qualidade de vida do que a divulgação dos serviços em si. Mostrar-se solícito e disponível, para além dos limites do consultório, é a chave! Por este motivo, o próprio CFM incentiva a produção e veiculação de conhecimento científico.
 

Email marketing

O email marketing para médicos é uma excelente maneira de estabelecer e manter um relacionamento próximo com seus pacientes atuais e também os que são potenciais. A estratégia de email marketing para consultórios possibilita que você divulgue seu trabalho e mantenha contato com o público através do envio de e-mails informativos.

Com ótimos resultados em diversos segmentos, o e-mail marketing vem conquistando espaço no setor da saúde ao proporcionar visibilidade para serviços médicos e fidelizar clientes, estimulando os clientes a procurarem os profissionais para consultas.

Há soluções de softwares capazes de oferecer a possibilidade de marketing de relacionamento de um jeito simples, automatizado e rápido. Deste modo, realizam o envio de mensagens periódicas e personalizadas para seus pacientes, além de fluxos automatizados como quando um médico preenche o prontuário eletrônico de um paciente cardíaco, por exemplo, ele pode inserir a hashtag #cardiaco no documento virtual.

Assim, esse cliente será automaticamente incluído em um fluxo de e-mails específico para seu perfil e suas necessidades. Com este recurso, as possibilidades são inúmeras: é possível programar e-mails de lembrete de consultas e retornos, datas comemorativas e demais conteúdos relevantes.
 

Anúncios Google e Facebook

As estratégias de marketing de conteúdo e email marketing são ótimas soluções e trazem excelentes resultados com baixos investimentos para médicos; porém para que seu conteúdo seja indexado pelos mecanismos de busca e traga visitantes (leia-se pacientes) ao seu site, pode levar um certo tempo.

Para isso, as mídias pagas, como os anúncios no Google e Facebook são boas alternativas tanto para quem está começando a investir em marketing como para quem já possui uma presença online e quer aumentar a quantidade de pacientes em seu consultório.

O ideal é que todas as estratégias trabalhem em conjunto simultaneamente. De forma a entender, investir em marketing de conteúdo para gerar tráfego orgânico e novas consultas (de forma mais lenta, mas muito qualificada) e também em anúncios pagos de plataformas como o Google Ads.

Esta ferramenta é altamente eficaz porque exibe seu anúncio para pessoas que buscam ativamente o termo que você está anunciando (por exemplo, “Ginecologista em Joinville” ou “Cardiologista em Joinville”).

Desta maneira, essa é uma forma divulgação que possibilita segmentar seus anúncios para pessoa certa, exibi-los no momento certo e no lugar certo, aumentando e muito as chances de conversão. Consultórios que anunciam seus serviços de saúde no Google possuem em média 5 a 10% mais faturamento do que aquelas que não investem. Por isso, médico precisa fazer marketing.
 

Perfil nas redes sociais

Em um cenário onde praticamente 80% da população brasileira possui uma conta em alguma rede social, não tem como criar uma presença digital sem planejar a estratégia de criar uma página ou perfil nas redes sociais. Essas mídias oferecem um potencial imenso de interação e visibilidade com seu público, sendo imprescindível para uma estratégia eficaz de divulgação do seu consultório.

Contudo, a quantidade de redes sociais criadas pode acabar atrapalhando sua divulgação se não for planejado uma estratégia eficiente de usá-las. Antes de tudo, deve-se analisar quais são as redes mais utilizadas pelos seus pacientes e potenciais pacientes? De nada adianta ter um perfil em determinada rede social se a maioria dos seus pacientes possui conta em outra. Por isso lembre-se: CONHEÇA SEU PÚBLICO.

Gerar conteúdo informativo e manter um contato próximo com os pacientes pelas redes sociais é uma maneira efetiva e sadia de fidelizá-los. As redes sociais são uma ótima ferramenta para divulgar seus artigos publicados no blog, para que possa gerar audiência para seu site e assim gerar conversões, além do compartilhamento do conteúdo para amigos e amigos dos amigos dos seus pacientes. Assim, a chance de aumentar a quantidade de pacientes no seu consultório só irá aumentar.

Por que um médico precisa fazer marketing

Com estas informações, acreditamos que tenha ajudado tirar suas principais dúvidas sobre marketing médico, seus benefícios e inúmeras possibilidades. Se o seu consultório precisa de estratégias eficientes de marketing digital, entre em contato conosco. Deixe seu comentário para conversar com a gente e confira mais conteúdos no nosso blog!

ebook gratuito 7 dicas para melhorar a experiencia no atendimento ao paciente

Deixe uma mensagem

:: Últimos posts

LGPD para clínicas de Cardiologia
Adequação LGPD para clínicas de Cardiologia
26 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de ortopedia
Adequação LGPD para clínicas de ortopedia
23 de outubro de 2020
médico particular precisa ter um site
Um médico particular precisa ter um site na internet
19 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de radiografia
Adequação LGPD para clínicas de radiografia
16 de outubro de 2020
site médico pode garantir a agenda cheia
Um site médico pode garantir a agenda cheia todo mês
12 de outubro de 2020

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Open chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.