Se você abriu sua clínica há pouco tempo, ou se já está há anos no mercado, mas nunca pensou em divulgá-la, é hora de aprender os primeiros passos para fazer o marketing da sua clínica de estética com eficiência e ética.
Como esse mercado é grande, há muita concorrência e dificuldade para se destacar e atrair um bom número de clientes. Por isso, saber divulgar seu estabelecimento fará toda a diferença no seu faturamento mensal.
Para isso, existe o marketing para ajudar nessa competitividade. Neste artigo, você entenderá o que fazer para alavancar de vez o seu negócio através das táticas certas desde o início do seu posicionamento. Confira!
Tenha um canal oficial de divulgação
Conquistar os primeiros links no Google, passa mais autoridade e confiança para os clientes que buscam por serviços na sua área. Por isso, ter um site profissional, funcional e com informações relevantes ajuda a atingir esse objetivo.
Diferente das redes sociais, esse canal oficial de divulgação é uma propriedade da sua empresa. Você pode personalizar e acrescentar dados ou recursos de acordo com seu público-alvo, sem precisar se submeter as normas do Facebook, por exemplo.
Um ótimo site, que esteja adequado a um bom marketing, precisa dos seguintes elementos:
- domínio próprio: pense, em vez de usar um endereço tipo “www.clinicadeestetica.wix.com”, você tem o endereço do seu site como “www.clinicadeestetica.com.br”. É mais limpo, direto, fácil de memorizar e confere credibilidade, gerando uma imagem positiva para quem quer entrar em contato;
- informações claras: adicione sua localização, convênios, modalidades de serviço, a quem se destinam, formas de contato, sobre a empresa, etc.;
- botões de chamada de ação: insira botões para o visitante tomar decisões, como acessar um conteúdo gratuito ou agendar um horário para avaliação;
- conteúdo: esclareça dúvidas sobre procedimentos e mostre toda sua expertise sobre estética através de artigos interessantes, de acordo com o perfil da sua persona.
Aproveite o potencial do Instagram
A maior rede de compartilhamento de fotos é a sua maior aliada no marketing. Além de ter um grande engajamento, os negócios que lidam com a estética podem aproveitar seu apelo visual.
Uma boa imagem, ou um vídeo bem feito, especialmente se for autoral, chama a atenção para os seus serviços. Para isso, siga as dicas:
- use fotos editadas, evitando a sensação de amadorismo e falta de cuidado;
- registre momentos para criar expectativas;
- explore muito bem o reels para atingir uma audiência que ainda não conhece seu perfil, mas se interessa pelo assunto;
- insira hashtags nas postagens para ser vista por mais usuários;
- use os recursos dos stories para engajar diariamente.
Anuncie no Google Ads e Facebook Ads
Tanto as redes sociais quanto o seu site precisa de atração de visitantes. Por isso, não ignore os anúncios pagos como uma das estratégias de marketing para sua clínica de estética, principalmente pelo seu alto poder de segmentação.
Com baixo investimento, você pode criar uma campanha para alcançar apenas os internautas que deseja, com base em idade, localização, gênero e preferências, por exemplo. O uso de boas palavras-chave, como o caso do Google Ads, também é indispensável para isso.
No entanto, é importante distinguir as plataformas:
- o Google é utilizado quando seu objetivo é a conversão. Isso porque, ao usar termos de qualidade, envolvendo região e serviço, as pessoas recorrem a esse canal quando já estão propensas a agendar um horário;
- o Facebook ou Instagram precisa de um conteúdo que desperte o olhar para um sintoma ou problema. A partir disso, você pode direcionar o usuário para saber mais em outras páginas do seu site, até chegar a conversão.
Aprender os primeiros passos para fazer o marketing da sua clínica de estética não foi tão difícil, não é mesmo? Ainda há muito para se fazer pela sua empresa, mas comece com essas dicas e verá grandes resultados!
Que tal receber ajuda para aplicar as estratégias certas? Conte com a Kardan para ir bem nessa jornada. Entre em contato agora mesmo!