Assim como empresas de saúde grandes divulgam seu trabalho, é importante colocar em prática ações de marketing em clínicas pequenas para atrair e fidelizar ainda mais pacientes, acelerando o seu crescimento.
Se engana quem pensa que não existem muitas táticas para serem aplicadas em instituições menores, principalmente quando não há verba. Há muitas formas de ganhar destaque no mercado e atingir outros objetivos, sem ou com pouco orçamento.
Neste artigo, você aprenderá como captar mais agendamentos através de estratégias comprovadas para marcas de qualquer tamanho. Ficou curioso? Continue a leitura!
Redes sociais
O objetivo desses canais é aumentar a visibilidade da sua clínica através de dicas de saúdes. Os profissionais podem usar o YouTube, Facebook, Instagram, TikTok e outras mídias para compartilhar seus conhecimentos práticos com intuito de ajudar o público.
Essa prática não é contra a lei e é bem acessível, pois não é necessário investir diretamente para divulgar seus serviços dessa forma. No entanto, exige tempo para publicar, se relacionar e engajar com os seguidores, que estão online o tempo todo buscando tirar dúvidas.
O melhor dessa estratégia é que age como estímulos no subconsciente dos usuários. No futuro, quando precisarem de serviços relacionados à sua especialidade, lembrarão da sua empresa para agendar um horário para sanar seus problemas.
Você pode estar se perguntando se o WhatsApp não faz parte da dica anterior, mas não. O aplicativo é uma rede de mensagens instantâneas e ajuda a manter contato, gerando comodidade para os pacientes. De certa forma, essa simples ação diferencia sua clínica por agilizar o atendimento.
Ao usar a versão Business você tem acesso a diversas formas de atender com mais organização. O principal objetivo é sanar questionamentos sobre tratamentos e divulgar procedimentos sem garantia de resultados.
Entretanto, é importante enfatizar a necessidade de incentivar os pacientes a buscarem por assistência médica presencial em caso de situações de emergência, não dependendo exclusivamente de uma orientação via ferramenta. Isso porque ela é útil, mas não substituí um serviço feito na clínica.
Site
Não, um site não é uma tática apenas de instituições maiores. Hoje em dia, com poucos recursos é possível colocar uma página no ar e inserir todas as informações referentes ao seu negócio para o público acessar quando quiser.
Inclusive, essa é maneira mais eficiente de atrair novos agendamentos, pois é no Google que acontece as pesquisas por dados sobre sua especialidade e empresas na região. Então, nada mais inteligente do que ter um site e transmitir profissionalismo e confiança nessa plataforma.
Google Meu Negócio
O Google oferece uma grande oportunidade gratuita para clínicas pequenas aparecerem localmente. Com o Meu Negócio, você pode ser encontrado por pacientes que pesquisam por estabelecimentos referentes a sua área na sua região.
Basta indexar suas informações na ferramenta para aparecer em uma lista desse tipo. Isso acontece porque o buscador usa algoritmos complexos de localização e relevância para indicar os resultados mais adequados.
Anúncios
Ao contrário do que se pensa, os anúncios pagos no Google e nas redes sociais não são exclusivos para empresas com verbas exorbitantes. Com um pequeno valor mensal já é possível atingir seu público-alvo de maneira mais assertiva e rápida.
O melhor desse tipo de publicidade online é que você só paga, de fato, quando alguém clica no seu anúncio ou faz alguma ação deseja e configurada. Então, se não houver resultados não haverá gastos como acontece em propagandas tradicionais.
Precisamos concordar: há muitas ações de marketing para clínicas pequenas e não há como fugir dessa realidade. Para crescer, você precisa colocá-las em prática de forma contínua e procurar adaptá-las ao seu negócio.
Conheça mais estratégias de marketing exclusivas para clínicas em nosso blog e aprenda cada vez mais para alavancar no mercado.