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A divulgação dos serviços clínicos sempre foi a melhor solução para otimizar os resultados e aumentar os agendamentos nas clínicas, independente do porte ou segmento de atuação. Na saúde, também há estratégias de marketing para clínicas crescerem.

Em um mercado tão competitivo como esse, investir em marketing médico é mais que fundamental para se destacar e atrair ainda mais pacientes. Quando falamos nisso, apesar de haver uma certa resistência por alguns profissionais, o segredo é apostar nas ações certas.

Diferente do que você imagina, elas não se resumem apenas nas propagandas em tv ou rádio. Muito mais do que isso, o marketing evolui para vários ambientes e formas. Neste artigo, você confere três tipos e como podem ajudar a conquistar melhores resultados!

 

Marketing digital

O marketing digital corresponde ao conjunto de ações realizadas no ambiente online, para atrair mais pacientes, se comunicar com eles, criar um relacionamento mais próximo e construir sua imagem no mercado.

A grande vantagem dessa forma de divulgação são as inúmeras estratégias que podem ser aplicadas na sua clínica, como:

  • website: a mídia ajuda a se aproximar do público e serve como primeiro contato, informando sobre tudo o que a empresa oferece e como entrar em contato para agendamento, de maneira fácil e 24 horas por dia.
  • SEO: a otimização das suas páginas no site ajuda a ranqueá-lo nos resultados dos buscadores, atingindo cada vez mais pessoas de forma segmentada.
  • redes sociais: essas ferramentas são ideais para se aproximar dos clientes e criar relações mais duradouras através do engajamento diário por meio de comentários, mensagens diretas, stories com perguntas, etc.
  • marketing de conteúdo: a melhor tática para sanar as principais dúvidas dos seus pacientes e ainda fazer com que eles identifiquem seus problemas, vendo sua clínica como solução.
  • e-mail marketing: é uma continuação do seu relacionamento com cada paciente, podendo ser segmentado pelas jornadas de decisão de agendamentos individuais, além de ter personalização nas mensagens.
  • mídia paga: os anúncios nas redes sociais e nos sites de busca são fundamentais para colocá-lo entre as melhores posições em cada plataforma e atingir aqueles que realmente se interessam por seus serviços.
  • branding: cria a maneira como você será visto pela sua audiência, fazendo com que fique mais na mente deles do que outras empresas na mesma especialidade e facilitando a conversão atual e futura.

 

Marketing tradicional

Na contramão do marketing anterior, temos as ações feitas fora da internet. Apesar de serem pouco usadas atualmente para alguns segmentos de clientes, não podem ser excluídas completamente do seu planejamento e devem ser aplicadas em conjunto com o que é feito no digital.

O propósito é criar uma percepção positiva sobre sua clínica e fazer com que as pessoas se lembrem do seu atendimento médico futuramente. Algumas táticas são:

  • rádio: anuncia em horários especiais os seus serviços clínicos, endereço e formas de contato.
  • jornais ou revistas: compra de um anúncio em uma página específica ou promove ações da sua clínica que possam ser notícias no jornal ou revista local.
  • outdoors ou panfletos: apresenta um benefício para os pedestres e motoristas visualizarem e entenderem o motivo de ir até seu estabelecimento.
  • televisão: aparece nos programas televisivos, sempre com intuito de orientar a audiência sobre a especialidade.

 


 

Inbound Marketing

Lado a lado com o marketing digital temos o Inbound Marketing, que visa atrair pacientes interessados em suas soluções, mas que ainda não conhecem sua empresa, através da troca de engajamento.

O principal objetivo é aumentar sua visibilidade, diminuindo o custo para chamar a atenção do seu cliente e fazendo com que ele ganhe uma maior confiança em você através da geração de valor.

As formas de realização são muito parecidas com o marketing digital, mas a diferença está basicamente no cliente dar a permissão para receber seus conteúdos ou até pedir por isso. Algumas táticas são:

  • conteúdo de qualidade: o foco é informar e responder o que o público deseja saber sobre sua especialidade, dando dicas práticas para o dia a dia.
  • mensagens: pode ser no WhatsApp ou no e-mail, com personalização e foco em entregar materiais que fomentam a curiosidade do usuário.
  • CTA: é importante para direcionar os leitores para onde você quiser, como outros conteúdos complementares ou até mesmo para um formulário de agendamento de consultas ou exames.

Definir as principais estratégias de marketing para clínicas é essencial para ter mais clientes e atingir outros objetivos definidos. Não deixe de investir nelas para obter resultados reais, afinal a divulgação dos serviços é e sempre foi a alma do negócio!

Já se perguntou quais os resultados que deseja alcançar este ano? Conte com a Kardan para estabelecer as estratégias de marketing para clínicas e, claro, atingir todas as metas ao longo do ano. Entre em contato e tenha uma agência especializada em marketing médico ao seu lado!

 

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