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Com os avanços tecnológicos, não demorou muito para que as pessoas começassem a procurar por profissionais da saúde na internet para se comunicar com eles e entender melhor sobre suas doenças ou sintomas. Por isso, surge aquela dúvida: quais redes sociais um médico deve ter para ser descoberto e conversar com o seu público? Existem muitos canais que podem ser utilizados para que os indivíduos encontrem o seu consultório ou clínica médica.

Assim, obter uma resposta para essa pergunta não é tão simples. Afinal, isso depende exclusivamente de onde as pessoas com perfil ideal para o seu negócio sejam assíduos. Pensando nisso, separamos algumas das principais plataformas para você avaliar e chegar em uma conclusão própria. Cada uma tem suas particularidades que combinam com a sua audiência. Para saber mais, continue a leitura deste artigo!

 

Entenda porque um médico precisa estar presente nas redes sociais

A segunda fonte de busca quando há dúvidas em relação a algo são as redes sociais. Sabendo disso, é primordial que os médicos estejam presentes nelas, pois existem muitos consumidores que procuram por clínicos qualificados para entender mais sobre suas doenças e tratamentos.

Quem é encontrado através dessas plataformas, consegue atrair e fidelizar pacientes, o que permite o estabelecimento de uma relação que pode se solidificar futuramente. De maneira geral, isso pode ser feito por meio da otimização do seu perfil e entrega de conteúdos úteis para o dia a dia dos seus seguidores. Veja como usar estratégias de Instagram para médicos.

 

Saiba quais as redes sociais um médico deve ter

Com as estratégias certas, os meios de comunicação sociais oferecem diversas vantagens para o marketing. Mas, afinal, quais as redes sociais um médico deve ter para atingir os seus objetivos? Para responder essa questão, mostraremos as principais. Confira a seguir:
 

Twitter

O Twitter é um canal que aproxima a marca e o cliente. Para se ter ideia, a maioria das reclamações e elogios acontecem nesta plataforma, pois é possível mencionar a empresa e abrir uma conversa pública de modo rápido. É ótimo para saber o que estão falando de você.

Utilize esse espaço para publicar notícias sobre saúde, como novos procedimentos e tratamentos, descobertas, dicas rápidas e curiosidades. Aproveite o “retweet” para repostar esses conteúdos de profissionais renomados ou veículos de notícias e se tornar referência.
 

WhatsApp

Para ter um contato mais direto com os consumidores, o WhatsApp é ideal. Faça uma conta com um número corporativo utilizando o Whatsapp Business e use essa plataforma para marcar consultas, receber comprovantes de pagamentos e outras ações que sejam rápidas e objetivas.

Além disso, você pode esclarecer dúvidas e mandar sugestões de leituras e procedimentos. Mas cuidado para não fazer uma campanha invasiva, que incomode os pacientes ou os dê a sensação de pressionamento. Crie suas campanhas com cautela e segmentadas.
 

Facebook

Essa é a maior rede social e conta com muitos recursos para interagir de forma direta com os clientes. Comece a usar para se autopromover, dentro dos limites do CFM para não sofrer penalizações, a fim de atrair e reter novas pessoas ao seu consultório ou clínica.

Inicie com o marketing de conteúdo e poste materiais audiovisuais, lives, stories, imagens etc. Há, ainda, a possibilidade de participar de grupos de discussão sobre sua especialidade, o que dá a oportunidade para se apresentar aos membros ao tirar dúvidas sobre sua especialidade.
 

YouTube

Esse ambiente é voltado para o compartilhamento de vídeos e conquista cada vez mais a atenção usuários da internet, pois eles estão preferindo esse formato de conteúdo por ser mais dinâmico, interativo e de consumo rápido para ser visto no trabalho ou durante um trajeto.

Nesse espaço, os canais mais acessados abordam assuntos sobre saúde. Por isso, os médicos devem ter um perfil para comunicar aos seus inscritos sobre diversos temas da sua área, seja sobre a prática de exercícios físicos, como ocorre determinada cirurgia, entre outros.
 

Instagram

Uma boa maneira de aumentar sua visibilidade e engajamento é por meio do Instagram. O canal é cheio de recursos e você pode aproveitá-los para criar vídeos e imagens atrativas para despertar a atenção para conquistar seguidores fiéis e divulgadores da sua marca.

Faça postagens para divulgar o seu negócio, invista em bons conteúdos que envolvam histórias e abuse das hashtags para promovê-los conforme a sua especialidade. Não se esqueça de utilizar os recursos do Stories e IGVT para fazer enquetes, dar dicas e muito mais.

 
Veja também:
Estratégias de Instagram para médicos
Como usar o Instagram para cativar mais seus pacientes
5 motivos para investir nas mídias sociais da sua clínica

 

LinkedIn

Por ser um canal desenvolvido para fechar negócios, o LinkedIn atua na divulgação do profissional médico, ou seja, é possível se conectar com os colegas, publicar seus artigos e fazer promoção do seu trabalho. Isso significa que a mídia é usada como um portfólio e é ótima para buscar por vagas de emprego.

 


 

Conheça as melhores práticas para obter resultados com a presença online

Para que os resultados nessas redes sociais sejam positivos, é preciso colocar em prática algumas ações. A partir delas, sua presença se torna forte, o que dá a oportunidade de converter em mais vendas. Veja como:
 

Planeje

O planejamento é essencial para atingir os seus objetivos empresariais. Para isso, é necessário definir o público-alvo, o qual mostra quais são as informações sobre sexo, idade, profissão, renda, hábitos na internet e outros. Com esses dados em mãos, é possível traçar estratégias eficientes para alcança-los da melhor forma.
 

Ofereça conteúdo de valor

Como você pôde notar, é de suma importância publicar conteúdos nos meios de comunicação online. No entanto, não se esqueça que eles devem entregar valor a sua audiência, ou seja, precisam mudar o dia ou a vida das pessoas de alguma forma.
 

Mantenha seus dados atualizados

Estar presente nas plataformas sociais serve como uma vitrine dos seus serviços. Por isso, se os usuários decidirem entrar em contato com você, os seus dados profissionais precisam estar atualizados para que isso aconteça. Assim, mantenha uma constância nas suas publicações e deixe claro os lugares que os pacientes podem chamar para casos mais leves ou emergência.
 

Mensure

Todas as ações de marketing precisam ser mensuradas para entender se os resultados estão trazendo retorno. A partir dessa análise, é possível identificar as ações corretivas para as estratégias que não vão bem ou aprimorar as que estão sendo eficientes. Para tanto, defina os indicadores para fazer suas avaliações periódicas.

Os canais de comunicação são meios importantes para conseguir mais clientes. Depois de entender quais as redes sociais que um médico deve ter e aprender algumas dicas para utilizar essas ferramentas como aliadas, comece a investir nelas e impulsione sua visibilidade online. Agora, é com você!

Quer ser sempre lembrado pelos os seus pacientes nas redes sociais? Então, entenda como o branding para médicos pode ajudar a conquistar esse objetivo.

 

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