Cada vez mais a divulgação dos serviços na saúde vem ganhando espaço para competir em um mercado tão acirrado. Mas você sabe quais são os primeiros passos para fazer marketing para clínicas?
Em uma época em que as pessoas vivem conectadas, não se comunicar com elas é um dos grandes erros da maioria das empresas. Por isso, separamos algumas dicas para começar a tirar proveito das mídias da melhor maneira possível. Continue a leitura e confira!
Faça um site otimizado
O primeiro passo para fazer marketing é ter seu espaço digital, ou seja, um site. Ele precisa ser feito com muito planejamento e com base nos princípios da arquitetura da informação, para ser um espaço interessante, dinâmico e harmônico aos visitantes.
Isso significa que a navegabilidade precisa ser facilmente acessada. Nesse contexto, é importante também pensar na responsividade, ou seja, a adaptação dos elementos para qualquer tamanho de tela.
Além disso, devem ser adotadas técnicas de SEO, como o uso de palavras-chave estratégias, para o site ficar bem posicionado nos resultados do mecanismo de busca de forma orgânica.
Invista nos produtos Google
O Google tem uma infinidade de produtos, por isso você pode ir além do site. Continuando nas ações sem custos, aposte no cadastro do Google Meu Negócio para ser exibido em uma lista procurada pelos usuários para encontrar clínicas na sua região e obter dados como serviços prestados, horários, canais de atendimento e outros detalhes importantes.
Não esqueça de investir diretamente também através do Google Ads, a plataforma de publicidade da multinacional. Por exigir um baixo orçamento, até mesmo instituições de pequeno porte podem aproveitar essa oportunidade para sair à frente da concorrência e garantir espaço no mercado de forma digital.
Use o e-mail marketing
Para o setor da saúde o e-mail marketing gera muitos resultados, se for feito de maneira bem planejada. As mensagens podem ser disparadas para gerar tanto conversões em agendamentos quanto para engajamento com o público.
Um ponto importante para aplicar essa forma de comunicação é formar uma lista com pessoas que realmente se interessam pelos serviços oferecidos pela sua empresa. Para isso, use os leads captados em formulários de conversão e para envio de materiais gratuitos.
Alimente sempre sua base de leads com conteúdos cada vez mais relevantes e personalizados. Esse tipo de atitude ajuda no relacionamento e na rapidez na hora de conseguir uma agenda cheia.
Não esqueça das redes sociais
Até agora você está entendendo os primeiros passos para fazer marketing para clínicas? Então vamos seguir… Você conhece alguma pessoa que ainda não está presente nas redes sociais? Certamente, a sua resposta é não, por isso ter suas páginas no Facebook, Instagram e outras mídias é importante para sua sobrevivência no mercado.
Antes mesmo de ter um site, as empresas já marcam presença nesses canais, inclusive seus concorrentes. Por isso esteja lá e compartilhe conteúdo útil para sua audiência, mostrando todo o conhecimento e experiência que seus profissionais possuem.
Além de ajudar na aproximação, essas plataformas são perfeitas para humanizar sua marca e ainda ganhar visibilidade e autoridade na sua especialidade. Então, esse é um dos primeiros passos para quem quer fazer um marketing eficiente.
Aplique sempre CTAs nas comunicações
CTA é a sigla para Chamada para Ação, em português. Como o nome indica, é uma determinada forma de pedir para os usuários realizarem algo, como curtir o post, compartilhar, entrar em contato, entre outras opções conforme o objetivo da marca.
Essa aplicação ajuda muito a estimular conversões. Por exemplo, se você quer divulgar um e-book com informações sobre determinado tratamento, peça nas redes sociais para baixarem, e na página do formulário deixe claro o espaço para fazer o download.
Leia sobre a publicidade médica
Não é possível começar o seu plano de marketing sem ler o manual da publicidade médica criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2011, com regras que impedem o sensacionalismo, a autopromoção, a comercialização etc.
Esse é um dos principais erros dos iniciantes, o que pode acarretar consequências negativas. Por isso, seja ético e procure seguir o que diz as normas do conselho para sua categoria em qualquer ação feita, seja no digital ou não.
Esses são os primeiros passos para fazer marketing para clínicas, mas o ideal é contar com uma agência especializada no assunto para não ter erro no seu planejamento e execução.
Que tal contar com a Kardan para divulgar sua clínica? Temos experiência e conhecimento para cuidar das suas mídias e da sua marca. Converse conosco agora mesmo!