Ao contrário do que se pensa, fazer marketing para clínicas pequenas é essencial para a sobrevivência no mercado. Sem a divulgação certa, é provável que os maiores nomes sejam sempre escolhidos pelos pacientes.
As pessoas precisam conhecer sua empresa e, divulgá-la é uma ótima opção para resultados satisfatórios. Ao usar as estratégias certas, é possível aumentar sua visibilidade, gerar credibilidade, captar e fidelizar clientes, além de outros benefícios.
Para isso, basta aplicar ações no ambiente digital que serão eficientes para posicioná-lo à frente dos seus concorrentes. A seguir, você confere algumas táticas essenciais no marketing. Confira!
Conhecimento do público-alvo através de dados
Não é possível implementar ações eficientes se você nem conhece seu público. O primeiro passo para sua instituição ser vista é saber para quem você comunicará e entender esse perfil, para saber como pode mostrar que vai resolver os problemas deles.
Reúna as informações sobre idade, gênero, profissão, renda, interesses, hobbies, desejos, necessidades e muito mais. Esses dados são importantes para criar táticas adequadas e você pode encontrar tudo isso em cadastros ou nas redes sociais.
Presença nas redes sociais
Esses canais de comunicação são ótimos para se relacionar com seus clientes, que já estão presentes por lá. Inclusive é um meio muito usado por eles para pesquisar mais a fundo sobre estabelecimentos, sempre avaliando se há opiniões de outros atendimentos.
Aproveite essa oportunidade para criar conexão com seus seguidores através de respostas às suas principais dúvidas, seja nos comentários, mensagens diretas ou outras ferramentas.
Produção de conteúdo de qualidade
O conteúdo relevante será o seu maior aliado no seu marketing. Você pode aproveitar as redes sociais para levar informações úteis e orientações aos seus pacientes de uma forma mais leve e menos técnica.
Além disso, é possível ter um blog para ganhar visibilidade e gerar autoridade para sua pequena clínica. Nesse ambiente, compartilhe posts informativos sobre o que os internautas mais buscam sobre sua especialidade, como sintomas, procedimentos, exames, etc.
Divulgação dos seus diferenciais
O conteúdo orgânico traz muito retorno, mas você também deve divulgar seus diferenciais para agregar valor à sua marca. Mostre como sua sala de espera é confortável, seus equipamentos ajudam no diagnóstico preciso, sua equipe é capacitada, etc.
No entanto, cuidado para não exagerar nessa frequência. O ideal é fazer isso, no mínimo, uma vez por semana. Assim, a imagem que você quer transmitir da sua empresa é feita constantemente, sem excessos.
Presença no Google Meu Negócio
No Google você tem a oportunidade de ser exibido em uma lista de resultados de busca de um usuário que quer agendar uma consulta ou exame na sua região. O melhor dessa estratégia é que é totalmente gratuita e você fornece informações rápidas, como endereço, telefone para contato, site, entre outras.
É uma maneira excelente de ser encontrado pelo seu público-alvo propenso a converter. Quando procuram por “clínica X na cidade Y” significa que já sabem do seu problema e estão querendo solucionar da maneira adequada.
Construção de um site otimizado
Embora o Google Meu Negócio seja uma ótima ferramenta com custo zero, ter o site próprio e otimizado é a ação mais correta que você colocará em prática. Esse meio de comunicação recebe o tráfego de todos os demais; é a sua clínica no mundo virtual.
Imagine que alguém deseja saber mais sobre como funciona os seus serviços. Ao invés de se deslocar até seu estabelecimento, ela acessa sua página na internet e confere todas as informações que precisa. Posteriormente, entra em contato pelos dados fornecidos por você, o que gera uma conversão mais rápida.
Investimento em anúncios diretos
Há inúmeros concorrentes no setor da saúde e para disputar espaço com os maiores a solução é investir em anúncios diretos, especialmente no Google Ads. Por funcionar como um leilão, onde quem dá mais por uma palavra-chave, ranqueia, é sua chance de sair à frente.
Compre termos que sejam regionais e de acordo com seu público-alvo. Assim, quando buscarem por sinais e problemas no seu nicho e na sua cidade, você pode converter esses leads em pacientes, seja naquele momento ou futuramente.
Não existe uma única forma de fazer marketing para clínicas pequenas. Você pode unir todas essas estratégias e testar na sua empresa, monitorando os resultados e mantendo as que forem eficientes.
Conte com a Kardan para isso. Somos especializados em marketing para pequenas clínicas e consultórios! Entre em contato agora mesmo e converse com nossa equipe.