Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

A maioria dos médicos e outros profissionais da saúde está presente em diferentes mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Apesar disso, existe o melhor tipo de conteúdo médico para cada rede social e você precisa ficar atento a isso.

Cada canal tem uma linguagem diferenciada, portanto, publicar o mesmo post em todos eles não é a melhor estratégia para captar a atenção e interagir com seus potenciais pacientes.

Isso não quer dizer que precisa criar um material individual para as plataformas, mas a abordagem que terá deve ser planejada, para garantir uma comunicação eficiente. A seguir, separamos como explorar cada uma da maneira certa. Boa leitura!

 

TikTok

O TikTok ganhou força durante o isolamento social em 2020 e pode ser explorado pelos profissionais de qualquer especialidade. As suas ferramentas são o que chamam a atenção, por permitir a edição de diferentes modos dentro do aplicativo.

Com vídeos rápidos, você pode responder a dúvidas comuns do público usando a criatividade na hora da sua produção. Inclusive, esse é o fator principal para ganhar alcance e mais engajamento.

 

Instagram

O Instagram oferece diversos recursos para serem explorados pelo médico, como:
 

Feed

É o local onde todas suas publicações ficam salvas permanentemente — até que sejam apagadas ou arquivadas por você. A maioria dos perfis médicos publica imagens ou vídeos aleatórios com textos longos, o que não adianta nada.

O ideal é publicar imagens ou vídeos atrativos, seguindo uma certa paletas de cores padronizadas com clareza. Além disso, uma legenda longa só é válida se houver necessidade em explicar os termos.
 

Stories

Os stories são as postagens disponíveis por apenas 24 horas, tanto em perfis profissionais quanto pessoais. Sem mencionar que há diferentes recursos interativos como caixa de perguntas, enquetes, músicas, trends e muito mais.

É ótimo para divulgar novos conteúdos do blog ou do feed, compartilhar uma notícia ou um momento do dia a dia e até fazer avisos importantes. No entanto, as informações precisam ser transmitidas em poucos stories, para não cansar os seguidores.

Vale a pena legendar os vídeos em aplicativos próprios para isso, para os pacientes com problemas de audição ou aqueles não possuem disponibilidade de ouvir no momento, possam consumir o conteúdo também.
 

Reels

O Reels é uma ferramenta mais recente apenas de vídeos de até 1 minuto. No entanto, o estilo de conteúdo por lá é mais descontraído, com músicas e participações em desafios, assim como no TikTok.

Não é necessário postar dancinhas para comunicar a sua audiência. Como médico, você pode escolher um dos áudios em alta e informar dicas rápidas, sempre orientando. Uma forma de fazer isso é expondo os hábitos ruins dos pacientes nos primeiros segundos e entregando a solução ao fim.

Também é importante legendar a postagem, principalmente se você optar por mencionar termos técnicos ou dar sugestões de aplicativos, procedimentos com nomes difíceis e palavras que dificultam o entendimento.

 

Facebook

O Facebook ainda é uma boa mídia para falar com seu público devido aos recursos presentes. Sem mencionar que para anunciar em outras plataformas da empresa Meta, é necessário ter uma página nesse meio.

Como criar conteúdo médico para cada rede social? Se você pretende publicar conteúdo aqui, compartilhe respostas às principais dúvidas, sempre com fácil entendimento da linguagem. Além disso, esteja sempre ativo para engajar nos comentários e de outras maneiras.

 

YouTube

O YouTube não possui tantas funções quanto o Instagram. Os profissionais de saúde conseguem apenas publicar conteúdos de duas formas:
 

Canal

O canal é o meio principal para estar presente na plataforma. Nele, haverá todos os vídeos publicados para informar os seus inscritos e fãs reunidos em um só espaço, como o feed do Instagram.

As pessoas preferem o YouTube porque entendem melhor o assunto devido ao médico explicar em uma linguagem mais acessível do que a escrita. Contudo, é importante que não seja muito longo, para não cansar o espectador, e nem muito curto, para evitar respostas incompletas.

Aqui, é interessante abordar temas mais amplos, com dados mais completos, mas sempre com clareza e sendo direto ao ponto. Ninguém gosta de profissionais que enrolam para contar dicas ou tirar suas dúvidas.
 

Shorts

Os shorts são bem semelhantes ao Reels. Trata-se de vídeos rápidos, dinâmicos e curtos, também com a possibilidade de adicionar trilhas e usar vários outros recursos de interação.

O segredo aqui é semelhante aos que já foram dados. Instigue a sua audiência desde o início, apresentando uma curiosidade, e siga as tendências que fazem sentido para o seu negócio, para ganhar mais visualizações.

 


 

Twitter

Se você é um profissional da saúde com um público mais jovem, o Twitter é ideal, mas não é qualquer post que chama a atenção da nova geração. É preciso entender que esse é o local de acesso rápido às últimas notícias.

Você pode usar para atingir vários objetivos, como:

  • divulgar um novo conteúdo publicado no blog;
  • anunciar novidades sobre a clínica;
  • comunicar a ausência em determinados dias;
  • responder às dúvidas dos usuários como especialistas e criar vínculos;
  • compartilhar dados válidos sobre sua área.

É importante salientar que os conteúdos devem ter o limite máximo de 280 caracteres, entre letras, sinais e números. Isso significa que deve ser curto e objetivo.

Entendeu de uma vez por todas qual é o melhor tipo de conteúdo médico para cada rede social? Repense nas suas estratégias atuais e refaça seu planejamento de publicações para alcançar resultados satisfatórios.

Fique por dentro de mais dicas sobre marketing na saúde em nosso blog, atualizado toda semana!

 

:: Últimos posts

dobre o número de pacientes
Utilize estas 2 ações de marketing e dobre o número de pacientes
31 de outubro de 2022
Aumente o número de pacientes em sua clínica
Aumente o número de pacientes em sua clínica somente usando essa ação de marketing
24 de outubro de 2022
agenda lotada de pacientes ao usar este modelo de marketing
Tenha sua agenda lotada de pacientes ao usar este modelo de marketing
17 de outubro de 2022

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico: