Trabalhamos com o novo marketing, chamado também de “Marketing de Atração”, que vem com a intenção de pôr fim aquele “Velho Marketing” de táticas ultrapassadas que se dedicava a “empurrar” produtos e serviços ao público. Diferentemente, o Inbound marketing vem conquistar o interesse genuíno dos seus consumidores, encantando seus espectadores, fidelizando seus clientes e gerando promotores da sua marca!
Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) é o conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes voluntariamente. Diferente do Outbound, o Inbound Marketing baseia-se no relacionamento e educação do consumidor, usando estratégias como marketing de conteúdo e automação de marketing.
Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário. Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral.
Esse conteúdo é uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.
Um dos princípios do Inbound Marketing é transformar estranhos em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores. Para este grande desafio existe uma metodologia específica, e iremos explicar um pouco mais sobre ela.
Para começar a entender um pouco vamos ver alguns princípios. Há três itens que tornam o Inbound Marketing o tipo de marketing que as pessoas amam: Lugar, tempo e conteúdo. Quando entregamos o conteúdo certo, no momento certo e no lugar certo, as pessoas recebem muito melhor a informação. Quando você recebe um e-mail de uma marca que você nem ao menos visitou o site, você geralmente deleta ou envia para o spam.
Seria completamente diferente se você pesquisasse no Google sobre tipos de pisada, para comprar um tênis de corrida, e aí encontrasse um e-book gratuito em uma loja online sobre o assunto. Cinco dias após baixar o e-book, você recebe um e-mail perguntando o que você achou do conteúdo divulgado, e ainda no e-mail você também recebe uma dica, em forma de infográfico, sobre os tipos de pisadas e os tênis recomendados para cada uma delas.
Está com dúvidas se você deve aplicar a metodologia de inbound marketing dentro das estratégias do negócio? Aqui separamos os principais benefícios para você implementar ainda hoje na sua empresa.
1 – As empresas que utilizam o Inbound Marketing possuem ROI maior do que as que utilizam Outbound Marketing;
2 – 63% dos marqueteiros dizem que aumentar o tráfego e gerar mais leads é um dos seus maiores desafios;
3 – O processo de nutrição de leads, em média, produz um aumento de 20% nas oportunidades de negócio, do leads que não sao nutridos;
4 – Empresas que nutrem os leads vendem 50% mais, com um custo 33% menor;
5 – Algumas pesquisas apontam que 68% dos marqueteiros , dizem que a estratégias de inbound marketing é eficaz para sua organização;
O Inbound Marketing se tornará imprescindível em pouco tempo, pois a evolução da sociedade e da comunicação online tem mostrado cada vez mais que é necessário falar diretamente com o cliente, atraindo as pessoas certas para a marca e/ou produto certo, na hora certa.
Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-las e/ou induzi-las.
A metodologia que utilizamos para realizar o Inbound Marketing em nossa agência é desenvolvida através de quatro ações:
atrair, converter, fechar, encantar.
O foco é atrair as pessoas certas, que são o público mais qualificado para se tornar um lead – e posteriormente, um cliente feliz.
Uma vez que você tem um volume de visitantes, o próximo passo é fazer com que esses visitantes se tornem verdadeiramente um lead.
Após converter os visitantes em leads e ter principal forma de contato, o email, é só transformar esses leads em clientes.
Após conquistar o cliente, é necessário fidelizar, ou seja, nutrir para que ele possa ficar encantado com sua empresa e se tornar fiel.
Nossa agência de marketing digital já contribuiu para muitas empresas aumentarem a fidelidade dos seus clientes e encontrar novos clientes online. Dê uma olhada nos resultados que conseguimos entregar…
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