Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Enfrentar um mercado tão competitivo como é a área da saúde trás às clínicas médicas grandes desafios. Além de todas as restrições, burocracias e leis regulamentadoras dos órgãos e conselhos de medicina, ainda há a forte concorrência. Sua clínica realiza ações de marketing para poder superar a concorrência?

Nos últimos anos, o setor da saúde vem passando por grandes transformações e mudanças que afetam a todos: médicos, clínicas e pacientes. É possível observar que o mercado da área da saúde está cada vez mais concorrido e os planos de saúde oferecendo dezenas de opções para os pacientes em diversas especialidades, empoderando-os nas suas escolhas.

Além disso, a facilidade do acesso à internet e a busca por informação antes de qualquer consulta, trouxe conhecimento aos pacientes, que são cada vez mais criteriosos e, por vezes, buscam a opinião de mais de um especialista sobre o assunto que estão buscando.

Com isso, clínicas médicas tem enfrentado um desafio grande na conquista por clientes, e assim como em qualquer outro ramo, estão se sobressaindo aquelas que apresentam algum diferencial. Portanto, aqui fica a pergunta: Sua clínica realiza ações de marketing?

O que sua clínica tem feito?

Você acabou de montar sua clínica e está iniciando as atividades agora? Sua clínica já tem anos de mercado mas tem diminuído o número de pacientes a cada dia? A clínica é totalmente dependente dos planos de saúde para conquistar clientes? Sua clínica já está bem estabelecida, mas quer ampliar o mercado mas não sabe como?

Se há perguntas como estas em sua cabeça, a resposta está no marketing médico. É na divulgação de seus serviços e seu atendimento que você tem a oportunidade de destacar o seu diferencial e oferecer a melhor experiência ao paciente.

As velhas táticas de marketing como anúncios em rádio ou jornais e propagandas repetitivas na televisão, podem não surtir o mesmo efeito que de alguns anos atrás. É necessário compreender o verdadeiro conceito de marketing médico para fazer uma boa divulgação da sua clínica. Confira nosso artigo abaixo e revolucione já a maneira como pacientes chegam até sua clínica.

Como realizar marketing médico para clínicas

O marketing médico é uma ferramenta essencial em todas as áreas da saúde. É através de ações de marketing médico que o público passa a conhecer quais produtos e serviços são oferecidos por determinada clínica, hospital ou médico particular. Por isso, não basta investir apenas em anos de estudo e prática médica: é preciso fazer com que o mercado saiba disso e venha solicitar seus serviços.

Não importa se você está iniciando no mercado agora e não tem nenhum cliente ou se já está no mercado a bastante tempo e é uma clínica conceituada ou um médico renomado. Fazer ações de marketing é necessário para que seus serviços estejam sempre em evidência para os clientes, perante a crescente taxa de médicos adentrando ao mercado.

Deste modo, o marketing médico tem como princípio mostrar o valor do seu serviço aos pacientes, destacando o seu diferencial e oferecendo a melhor experiência possível a eles enquanto estão sem sua clínica.

Contudo, é essencial primeiramente que sua clínica conheça seu público alvo.

Conheça seu público alvo

Antes de tudo, para ter uma estratégia de marketing médico eficaz é conhecer o seu público alvo, entender as suas necessidades, expectativas de atendimento, seu perfil de consumo e todas as características possíveis.

Conhecer a idade média de seus pacientes, seu gênero, principais meios de comunicação que utilizam e em quais redes sociais estão conectados, se são inseridos ou não no meio digital, e assim por diante, são informações essenciais para você saber onde e como aplicar suas ações de marketing de forma a serem assertivas.

Entender seu público alvo vai muito além de saber como divulgar a sua clínica e ganhar pacientes. Isso te ajuda a obter informações de como os pacientes esperam ser tratados e o que gostariam de ver na sua clínica. Assim, você é capaz de planejar muito melhor todas as atividades que realiza e com isto, além de ganhar novos pacientes, fidelizá-los.

marketing medico kardan

3 pontos importantes para o marketing da sua clínica

Conhecendo bem seu público alvo, 3 pontos que devem ser considerados na sua estratégia de marketing: atendimento, divulgação e preço, sempre se baseando no que o paciente espera, para que você atinja o ápice do marketing, ou seja, a fidelização do cliente.

O atendimento

O atendimento ao paciente se inicia desde o momento em que o paciente liga para pedir informações ou entra na clínica e vai até o momento pós-consulta, na hora do pagamento ou em uma pesquisa de satisfação, por exemplo. Ou seja, o atendimento começa desde a recepção e é o primeiro impacto sobre a experiência do paciente em sua clínica.

Deste modo, é fundamental que sua clínica tenha os processos de recepção bem definidos. Como se referir ao paciente, o que oferecer a ele enquanto espera pela consulta (internet, café ou água, ar-condicionado, entre outros) e até mesmo o marketing sensorial – as emoções que você desperta no paciente de acordo com o ambiente – são pontos que merecem atenção no momento de planejar a estratégia da sua clínica.

Afinal, um paciente feliz com a experiência que teve, vai espontaneamente comentar sobre sua clínica para colegas e familiares e se tornar um divulgador e defensor da sua empresa, ou seja, você terá um cliente fidelizado.

O preço

Os valores cobrados pelas consultas é um dos mais importantes fatores na sua estratégia de marketing médico. Sem entender o seu público alvo no momento de fazer sua precificação e saber quanto seus pacientes estão dispostos a pagar por seus serviços é correr o risco de afugentar os clientes no momento da “venda”. Saber ainda quanto os seus concorrentes cobram pelos serviços é importante na hora da precificação, porque é um bom parâmetro de comparação.

Somado a experiência durante o atendimento com o preço cobrado pelas consultas, estes fatores influenciam diretamente na percepção de valor do seu paciente em relação à clínica, fazendo com que ele procure outra empresa ou se torne um defensor da sua marca.

Portanto, o marketing vai além da publicidade. Definir estratégias para sua empresa ter resultados envolve diversos fatores externos que necessitam ser pesquisados e avaliados para que seja possível alcançar resultados satisfatórios e sustentáveis.

A divulgação

Tendo seu atendimento planejado de forma a encantar o cliente e seu preço definido, é necessário divulgar sua clínica. O ponto chave da divulgação é alcançar o cliente certo, na hora certa e com o serviço certo.

Indo além de propagandas em rádios e TV´s ou mesmo anúncios em jornais e revistas, é necessário investir na identidade visual da sua empresa, ou seja, ter algo único que identifique sua clínica de acordo com o tipo de serviço oferecido.

Esta identidade visual servirá para toda comunicação da sua empresa; deverá ser utilizada em todos os meios, desde receituários, cartões da clínica e até mesmo no uniforme dos funcionários. Esse mesmo padrão será utilizado em todos as ações online de divulgação, como redes sociais, emails, website, blog, etc.

Meios de divulgar sua clínica

Existem dois tipos de divulgação do marketing médico, o marketing offline e o marketing digital. Você pode optar pelas duas maneiras, mas a forma como elas funcionam é bem diferente. Entenda:

Marketing offline

O marketing offline para clínicas é feito através de meios não digitais, ou seja, que não utilizam qualquer serviço relacionado a internet ou meios eletrônicos. O método consiste na divulgação da sua empresa através de anúncios em jornais e revistas, rádios, TV´s, folders, outdoors e até mesmo através do boca a boca.

O marketing offline é amplamente utilizado por diversas clínicas, e para algumas especialidades específicas é uma ótima maneira de divulgação. Contudo, apresenta algumas desvantagens que o tornam pouco atraente para pequenos negócios, como o alto custo de divulgação e a difícil segmentação do público alvo. Os meios utilizados para fazer a publicidade médica offline atingem muitas pessoas aleatórios que não necessariamente são seus pacientes ideais, o que faz com que você gaste muito dinheiro e tenha pouco retorno com isso.

Contudo, é importante frisar que o marketing offline e o digital são complementares em uma estratégia bem estruturada.

Marketing digital

O marketing digital utiliza de ações baseadas no uso da internet e de meios eletrônicos para divulgação. Grandes vantagens podem ser obtidas com o uso do marketing digital, como o baixo custo de investimento, grande alcance e a mensuração dos resultados em tempo real ou não.

Deste modo, investir em marketing digital tem sido a solução para muitas clínicas de sucesso. Existem diversas estratégias que você pode seguir dentro do marketing digital para garantir resultados satisfatórios e conquistar cada vez mais pacientes. Acompanhe:

Criar sua presença online

O passo inicial para a conquista de novos clientes, é marcar presença digitalmente, colocando sua clínica na internet. E para isso, há alguns pontos que devem ser levados em consideração.

Um importante e necessário passo, é criar um site médico. Através do website, você poderá divulgar os serviços oferecidos, as especialidades atendidas, divulgar seu endereço, meios de contato, além de tirar possíveis dúvidas iniciais do paciente. Um site para clínicas é essencial para dar o primeiro passo na internet.

Após ter seu site montado e estruturado, você precisa divulgá-lo, e há diversas maneiras de fazer isto. Primeiramente, de forma gratuita, é recomendado criar um perfil no Google Meu Negócio. Nele você insere as informações básicas da sua clínica, como endereço, telefone, horário de funcionamento, website e fotos. Estes dados irão aparecer no resultado de busca do Google assim que um cliente realizar uma busca por clínicas de sua especialidade e através de geolocalização o Google indicará as mais próximas do cliente – o seu perfil aparecerá como uma das sugestões na busca, e você pode atrair mais pacientes!

Dica: habilitar a avaliação dos seus pacientes no perfil do Google Meu Negócio pode trazer mais credibilidade, pois você deixa disponível a opinião sincera de pessoas a respeito dos seus serviços e da sua clínica.

Redes sociais

As redes sociais se tornaram uma excelente maneira de alcançar potenciais clientes e se comunicar com eles. Portanto, como segundo passo, é necessário criar um perfil nas redes sociais – lembrando que nem todas as redes sociais podem ser úteis para sua clínica. Pesquise quais as redes sociais mais utilizadas por seus clientes para que você possa ter maior sucesso e conquistar mais pacientes com o menor esforço.

Porém, o fator mais relevante nesse meio de comunicação é manter um perfil sempre ativo. Não basta criar diversas contas nas redes sociais se não realizar postagens periódicas com conteúdos relevantes.

Para manter uma atividade constante no perfil da empresa, é interessante criar posts educacionais sobre a sua área, compartilhar artigos ou anunciar novidades sobre a sua clínica. Dessa forma, além de atrair mais pessoas interessadas, é uma grande oportunidade mostrar todo o conhecimento e domínio sobre a(s) especialidade(s) que sua clínica oferece.

Conteúdos informativos e relevantes

Sem sombras de dúvidas, a internet se tornou o “manual do mundo”. Mais especificamente falando, o Google hoje faz parte de nossas vidas em muitos sentidos, mais especificamente quando precisamos saber sobre determinados assuntos e buscar alguma informação.

No entanto, muitos dos resultados encontrados pelo Google, principalmente se tratando da área médica, são informações incertas, que nem sempre explicam procedimentos da forma correta ou na pior das hipóteses, trazem informações erradas. Por isso é essencial produzir conteúdos de qualidade, que realmente orientem os clientes da forma correta.

Desenvolver e produzir conteúdos sobre sua especialidade (artigos, ebooks, vídeos, etc), ou de assuntos recorrentes da sua área, pode tornar você e sua clínica, uma autoridade no assunto e com isso, se tornar uma fonte extraordinária de atração de pacientes, pois eles irão confiar no profissionalismo de sua empresa.

Contudo, manter um blog com conteúdos relevantes, exige muita dedicação e estratégia, principalmente na área médica. Com muitas restrições e a necessidade de publicar informações precisas e corretas, o blog precisa ser alimentado periodicamente para que alcance ótimos resultados. Portanto, é de suma importância contar com uma agência especializada em marketing médico para lhe auxiliar nesta tarefa.

Email marketing

O email é uma ótima maneira de se comunicar com os clientes, seja para marcar uma consulta, enviar um comunicado, entregar resultados de exames e outras finalidades.

Para utilizar essa ferramenta é necessário que você tenha uma lista de e-mail dos seus pacientes ou potenciais pacientes, pedindo autorização para o envio de e-mails.

Você pode utilizar o email marketing para enviar newsletters, e-mails de aniversário, ou ainda programar mensagens relembrando a importância do retorno nas consultas, ou quando for época de vacinação, por exemplo.

Sua clínica realiza ações de marketing?

Agora que você compreendeu a importância de ter uma presença online para divulgar sua clínica, você pode contar com a Kardan para criar as estratégias necessárias para que sua empresa possa crescer e conquistar novos pacientes. Se sua empresa já tem presença online ou gostaria de ter, fale conosco antes de fechar qualquer projeto. Temos grande experiência na área da saúde e conseguimos direcionar seu projeto às suas necessidades.

Deixe uma mensagem

:: Últimos posts

LGPD para clínicas de ortopedia
Adequação LGPD para clínicas de ortopedia
23 de outubro de 2020
médico particular precisa ter um site
Um médico particular precisa ter um site na internet
19 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de radiografia
Adequação LGPD para clínicas de radiografia
16 de outubro de 2020
site médico pode garantir a agenda cheia
Um site médico pode garantir a agenda cheia todo mês
12 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de estética
Adequação LGPD para clínicas de estética
9 de outubro de 2020

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Open chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.