Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Há pessoas que comparam o uso do WhatsApp com o Telegram. Acontece que o primeiro canal também é ótimo para as clínicas e não deve ser abandonado para estratégias de relacionamento, mas o segundo possui suas particularidades, tornando-o diferente e único para ações estratégicas. Então como usar o Telegram como ferramenta de marketing para clínicas?

O que faz o Telegram ser uma ótima ferramenta de marketing para clínicas são as diversas funcionalidades não disponíveis nas outras plataformas, nem mesmo similares ao que a mídia de mensagens instantâneas oferece. Por isso, resolvemos apresentar esses recursos e como usá-los no seu planejamento de comunicação. Vamos lá?

 

Alcance de toda sua base de contatos

Ao contrário do que acontece nas outras mídias sociais, no Telegram sua mensagem atinge organicamente 100% do seu público, isto é, não há um algoritmo limitando a entrega do seu conteúdo. Se sua lista de audiência for tão qualificada, o custo é muito menor para conseguir tráfego para seu blog ou para outras campanhas.

Desse modo, se ações como o e-mail marketing não forem tão eficientes, é interessante substituí-las por mensagens instantâneas nesse canal. A aproximação é mais efetiva devido o trabalho com o número dos leads ao invés de o endereço eletrônico. Para isso, basta planejar o seu posicionamento!

 

Personalização de canal

O canal no Telegram funciona como uma página do Facebook, mas somente o dono do canal pode compartilhar conteúdo. Isso torna o ambiente uma via de mão única, em que o público está lá apenas para receber informações e, dependendo da disponibilização de interações, é possível participar de enquetes e reagir aos conteúdos.

Por estes motivos, é uma oportunidade de oferecer algo diferente na sua instituição de saúde, informando sobre serviços, fazendo storytelling sobre situações do cotidiano, levantando enquetes e proporcionando o que for de mais relevante para o seu público-alvo.

Tudo isso sendo exibido livremente. Ou seja, mesmo se a pessoa não tiver uma conta na mídia, ela consegue acessar através de um link e ver todas as suas mensagens antigas, interagir com as enquetes e tudo mais.

 


 

Conhecimento do que seu público deseja

Como mencionado, é possível fazer enquetes e, por meio delas, saber o que o seu público deseja. Dessa forma, fica mais fácil criar estratégias direcionadas e focadas nessa procura relacionada ao que a clínica oferece.

Por meio dessas respostas, é possível traçar um planejamento para todas as redes sociais com conteúdos mais buscados e ainda se especializar em outros serviços para atender os pacientes da melhor forma. Para criar sua enquete, basta seguir os seguintes passos:

  • Entre no grupo ou canal que deseja;
  • Clique no ícone de um “clips”;
  • Toque em “Enquete”;
  • Faça sua pergunta com as opções de respostas;
  • Configure se você deseja votação anônima, múltiplas respostas ou modo quiz (com explicação para a resposta correta).

 

Oferta de conteúdos ricos e gratuitos

O agendamento de mensagens é um dos pontos positivos do aplicativo. É possível criar uma trilha de conteúdos sobre assuntos específicos na sua área.

Por exemplo, uma clínica odontológica pode falar sobre aparelhos ortodônticos com dicas sobre quais são os modelos disponíveis, qual o tempo médio de tratamento de cada um, para quais pacientes são indicados e dicas para o uso diário. Ao final, o usuário é convidado a entrar em contato para saber mais ou para agendamentos.

Se usado com inteligência, o Telegram pode ser uma ótima ferramenta de marketing para clínicas. Com suas diversas funcionalidades, você consegue elaborar várias táticas incríveis para fortalecer o relacionamento com os clientes e melhorar o volume de consultas marcadas mensalmente.

Quer saber mais sobre o Telegram como ferramenta de marketing? Leia nosso artigo de como usar o Telegram na clínica médica e descubra outros recursos.

 

:: Últimos posts

clínica ortopédica ter um site médico
7 motivos para uma clínica ortopédica ter um site médico
20 de setembro de 2021
razões para sua clínica oftalmológica ter um site
7 razões para sua clínica oftalmológica ter um site na internet
17 de setembro de 2021
ortopedista estar presente nas redes sociais
5 razões para um ortopedista estar presente nas redes sociais
17 de setembro de 2021
Instagram para consultório oftalmológico
Conheça 4 vantagens de usar o Instagram para consultório oftalmológico
13 de setembro de 2021
clientes em sua clínica de ortopedia
Como conquistar novos clientes em sua clínica de ortopedia
13 de setembro de 2021

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Conversar
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.