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Dobre o número de pacientes com ações de marketing, mesmo que não seja uma tarefa fácil. A chave para isso é usar estratégias que permitam recuperar clientes inativos ao mesmo tempo que atraiam novas pessoas.

Afinal, na saúde é comum a realização de consultas pontuais, com exceção de comorbidades que precisam de tratamento contínuo. Nesse sentido, é importante manter a captação de novos indivíduos constantemente e ainda, buscar trazer com mais facilidade aqueles que já se consultaram com você ou seus profissionais.

Neste artigo, você entenderá melhor as vantagens dessas táticas e conhecerá duas delas que trarão resultados incríveis na sua clínica, seu consultório ou hospital. Confira a seguir!

 

A importância de ter novos pacientes

A prospecção de pacientes é uma das etapas de vendas cruciais para se manter competitivo e sobreviver no mercado atual. Afinal, a área da saúde tem muitas especialidades e a maioria delas não exige tratamento contínuo.

Nesse sentido, é importante ter uma rotação de clientes todos os meses para que você dobre o número de pacientes. Imagine que alguém se consulte com você, mas, após todos os exames, não foi constatado nada que necessite mais do que uma dosagem de medicamento por determinado tempo de dias.

Isso significa que aquele paciente não retornará mais até que sinta outros sintomas ou faça seu check-up anual. Nesse caso, contar com agendamentos de outras pessoas mantém o seu fluxo de caixa.

 

Motivos para recuperar clientes inativos

Continuemos o nosso exemplo. O indivíduo atendido e que resolveu seu problema com uma única medicação nunca mais retornou, mas sabe-se que ele precisa fazer exames de rotina, para saber se está tudo certo. O seu trabalho aqui é recuperá-lo para agendar um novo atendimento.

A recuperação é importante porque o seu custo e esforço pode ser até 7 vezes menor do que o valor gasto em estratégias para atraí-lo inicialmente. Afinal, você sabe sobre o que ele precisa, tem seus contatos e pode mostrar como é indispensável o seu retorno.

 

2 ações de marketing para dobrar o número de pacientes

Como você pôde notar, a atração e fidelização de um paciente são a base para dobrar o número de agendamentos. Não há como manter sua agenda cheia sem essas estratégias, por isso, separamos duas ações eficientes para colocá-las em prática e garantir o objetivo. Confira abaixo!

 

1- Anúncios no Google

As campanhas no Google Ads são excelentes para obter novos pacientes todos os dias. Com uma boa segmentação, você pode atingir os interessados em sua especialidade e prontos para converter.

Imagine que você compre uma palavra-chave importante e referente ao serviço que pretende anunciar. Quando alguém digitar por ela, sua clínica ou seu consultório serão exibidos na posição zero, antes dos resultados orgânicos, o que garante mais cliques e, consequentemente, mais conversões — se o anúncio for estratégico.

O motivo é simples: as pessoas costumam clicar no primeiro link que aparece nas páginas de pesquisa, principalmente se responder às suas dúvidas e necessidades rapidamente. Por isso, é excelente para atração. Algumas dicas para ter sucesso nessa ação são:

  • crie um anúncio com palavras-chave relacionadas ao assunto;
  • desenvolva uma landing page atrativa para direcionar o visitante para uma atitude;
  • aproveite o botão de chamadas telefônicas para receber ligações diretas;
  • siga as normas do Conselho Federal de Medicina com relação à publicidade;
  • mensure resultados e redefina caminhos se for necessário.

 

2- E-mail marketing

O e-mail marketing é uma alternativa para recuperar pacientes inativos e funciona muito bem independente da razão para o sumiço deles. A sua grande vantagem é o relacionamento direto com o indivíduo, proporcionando personalização na comunicação feita.

Como o cliente já conhece o seu atendimento e os seus profissionais, é mais fácil encantá-lo novamente e mostrar os porquês de retornar para uma nova consulta. Como já está na sua base de contatos e tem dados sobre ele, essa tarefa é bem mais simples.

No entanto, a tática precisa ser bem pensada. Esqueça as mensagens padronizadas e pedindo para marcar um horário. É preciso apresentar novos problemas com base no que ele já teve e mostrar-se capacitado para solucioná-los novamente.

Antes de iniciar, é importante ficar atento as seguintes dicas:

  • identifique os motivos para o rompimento da relação;
  • use um assunto atrativo;
  • customize o e-mail com nome e outros dados;
  • crie uma oferta de valor segmentada;
  • use gatilhos mentais para convencer;
  • monitore constantemente cada um;
  • automatize com trilhas de relacionamento.

 


 

Agora que sabe como utilizar estas duas ações de marketing a seu favor, utilize e dobre o número de pacientes na sua clínica, seu consultório ou hospital. Antes de executá-las, busque por ajuda especializada para planejá-las com eficiência.

Converse com nosso time de especialistas em marketing médico e conquiste o seu mercado com a nossa ajuda!

 

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